3º Fórum Internacional sobre a Amazônia

Fórum FIA

Fórum FIADe 13 a 16 de junho de 2023, a Universidade de Brasília sediará o 3º Fórum Internacional da Amazônia (3º FIA). A organização é do Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Multidisciplinares da UnB (NEAz/CEAM/UnB) em parceria com organizações e movimentos sociais.

O evento dará continuidade aos debates ocorridos no primeiro e segundo Fórum, ocorridos em 2017 e 2019, respectivamente. Têm participado dos eventos estudantes, docentes, servidores/as de instituições de ensino; integrantes de movimentos sociais e organizações sindicais e não governamentais da Amazônia, de diversos estados brasileiros e dos demais países da Amazônia.

O 3º FIA Pretende contribuir na construção do conhecimento científico e na valorização de saberes; revelar a situação atual da Amazônia, os conflitos e ameaças aos seus povos, populações e ao meio ambiente, apresentar alternativas e soluções capazes de melhorar as condições de vida e trabalho e conservar a natureza e apontar os desafios da construção de uma Amazônia para os povos originários, comunidades tradicionais e para humanidade, considerando a natureza como um sujeito de direito.

Também pretende colaborar e estimular o debate inter, multi e transdisciplinar, o intercâmbio e parcerias científico-culturais entre a comunidade acadêmica de instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos públicos, organizações não governamentais e representantes de movimentos sociais, sindicais e ambientais, povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia brasileira e internacional. Assim, O 3º FIA busca, a partir da necessidade de melhor conhecer e problematizar as realidades amazônicas através de diálogos, convivência e das múltiplas formas de conhecimento e saberes, realizar análises críticas de interesse popular.

A programação contará com apresentação de trabalhos e pôsteres, rodas de conversa, oficinas, atividades culturais como exposição de fotografias e exibição de audiovisuais, entre outros, e de uma feira de produtos agroextrativistas da Amazônia e da agricultura familiar e camponesa. Os debates serão divididos em quatro painéis. São eles: 1- Território transformado, desigualdade e violência na Amazônia; 2- Crise ecológica e social e consequências na diversidade biológica e cultural; 3- Alternativas para a sustentabilidade da Amazônia; e 4- Amazônia para seus povos e populações e para a humanidade.

 

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas