49ª Assembleia da CPAL fortalece compromissos e planeja futuro

Ocasião reuniu líderes jesuítas da América Latina e Caribe para discutir temas cruciais, desde reestruturação de governo até desafios socioambientais.
49ª Assembleia da CPAL fortalece compromissos e planeja futuro

Na atmosfera espiritual das montanhas peruanas de Andahuaylillas, em Cusco, no Peru, 11 dos 12 provinciais – juntamente com os delegados das províncias de Cuba e Amazônia – participaram ativamente das discussões da 49ª Assembleia da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal). O momento também contou com a presença de dois assistentes regionais do Padre Geral da Companhia de Jesus, além do presidente e a equipe central da Cpal. 

A Assembleia aconteceu com reflexão, planejamento e partilha, além de orações comunitárias e Eucaristias. Entre os pontos destacados está a reestruturação das Províncias que resultou em um momento de consolação pelo grupo reunido, que reconheceu os processos em andamento, vislumbrando um horizonte de esperança.  

A governança nas províncias também foi abordada na Assembleia. Os participantes reconheceram o desafio de fortalecer a figura do superior, além da revisão e renovação de documentos. Além disso, trataram do discernimento comum, reconhecendo tarefas e compromissos. 

Os participantes concordaram em um itinerário de temas prioritários para a Conferência, como: formação e promoção vocacional; reestruturação interna; temas apostólicos de fronteira (migrantes e Amazônia); proteção e cuidado de crianças e pessoas vulneráveis; e formação de leigos pela Cpal. 

Outros temas discutidos na Assembleia foram sinodalidade,  prevenção e promoção de uma cultura do cuidado, a proposta de a Confederação Latino-Americana de Centros de Espiritualidade Inacianos (CLACIES) se configurar como uma rede e não como confederação, o plano e avaliação da Federação Latino-Americana de Escolas da Companhia de Jesus (FLACSI) e, o relatório do presidente da Cpal. 

Fora das sessões, acompanhada por grande hospitalidade, a Província do Peru proporcionou uma visita às igrejas da rota do Barroco Andino, destacando a missão na região. Em 14 de novembro, foi realizada a profissão dos últimos votos do Pe. Miguel Ángel Carbajal, SJ, atual sócio da Província do Peru. 

49ª Assembleia da CPAL fortalece compromissos e planeja futuro

O delegado (em transição) para a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM), Pe. David Romero, SJ, destacou a importância da Assembleia nesse momento: “Foi tempo de uma escuta coletiva, ao espírito e passos dados para avançar diante dos desafios e demandas de cada província e região.” 

Ele também comenta que com a reunião de diferentes núcleos presentes na Assembleia, foi possível entender a realidade da missão de cada provincial e em como todos podem caminhar em sintonia, apesar das adversidades de cada lugar. “Com o clima orante da assembleia e os temas tratados, especialmente a reestruturação interna e externa, a sensação que me marcou foi de esperança, de estarmos caminhando juntos, com o Senhor no centro”, ressaltou o padre jesuíta. 

A 49ª Assembleia da Cpal proporcionou um momento de reflexão, discernimento e planejamento para a Conferência. Os participantes se comprometeram a continuar o caminho de renovação da Cpal, que, em seu próximo 25° aniversário, se prepara para relançar seu plano e missão. 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas