A PAAM ganha mais um Núcleo Apostólico!

Em Carta Circular do Provincial do Brasil, Pe. Miecsyslaw Smyda, SJ, o Núcleo Apostólico Cuiabá e Sinop passa a ser integrado à PAAM.
´Novo núcleo apostólico

Em Carta Circular do Provincial do Brasil, Pe. Miecsyslaw Smyda, SJ, publicada ontem (27) e também anunciado durante  Pré-Fórum Jesuítico Pan-Amazônico que aconteceu em Belém, de 25 a 27 de julho, o Núcleo Apostólico Cuiabá e Sinop, situados em Mato Grosso, passa a ser incluído dentro da Preferência Apostólica Amazônia – PAAM. Atualmente, já faziam parte desse governo na região amazônica: o Núcleo Apostólico Amazonas, Núcleo Apostólico Pará, Núcleo Apostólico Roraima e Núcleo Apostólico Acre – Rondônia.

De alguns anos para cá, inclusive no último encontro presencial da PAAM, em 2018, já havia um desejo expresso, de alguns jesuítas que atuam na Amazônia, sobre um trabalho mais próximo e articulado com o Mato Grosso, principalmente na área indigenista. O assunto ganhou mais força, após a visita canônica do Provincial, em Abril deste ano, ao estado.

Depois de um período de diálogos em várias instâncias intra e extra companhia, e muito discernimento, a PAAM passa a ter cinco núcleos apostólicos e este último, já incluído, sugeriu-se que seja chamado de Núcleo Apostólico Mato Grosso.

“Além das cidades de Cuiabá – onde a Companhia é responsável por uma paróquia, um Centro de Fé e Justiça, uma escola de Fé e Alegria e presença nas Universidades – e de Sinop – onde há uma grande paróquia – a Companhia está presente na cidade de Juína, com quatro jesuítas: dois antigos na região e dois missionários de outras províncias, que desenvolvem trabalho junto às comunidades indígenas. É uma presença antiga e muito importante, mas que atualmente precisa ser repensada à luz dos novos tempos e novos desafios. Temos o apoio do bispo local e, tenho certeza, o diálogo com a PAAM será mais efetivo particularmente nessa cidade”, explicou Pe. Smyda na Carta.

O Pe. David Romero, SJ, atual Delegado para a PAAM, tem a responsabilidade de acompanhar o novo núcleo na região amazônica. A autorização para incluir este Núcleo Apostólico à PAAM veio expressada da seguinte forma pelo Pe. Geral da Companhia, Arturo Sosa, SJ:

“Considero que tanto os jesuítas que fazem parte do núcleo como o Conselho da Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) estão de acordo com o pedido, vendo que essa mudança traria facilidades e estímulos para a missão naquela região. Sugerem, contudo, que essa integração se faça de modo gradual e discernido, oferecendo todo o apoio para que o Delegado da PAAM, Pe. David Romero, conduza bem essa integração. Aprovo, pois a integração do NACS à PAAM para o bem da missão da Companhia na região e o bem maior da Igreja na Amazônia. Conte com minhas orações e apoio.”

A integração oficial foi recebida com muito ânimo pela Companhia de Jesus na Amazônia e agora serão realizadas as articulações necessárias para um trabalho mais inserido apostolicamente.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Ana Lúcia Farias

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas

NEWSLETTER

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por