Cerca de 80 alunos do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), visitaram no último sábado (27), o espaço do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), em Manaus. A excursão que integrava mais quatro professores e outros cinco guias esteve no espaço para conhecer de perto as obras confiadas à Companhia de Jesus no Núcleo Apostólico Manaus.
Representantes do SJMR, Fundação Fé e Alegria (FyA – AM), Equipe Itinerante, Área Missionária Santa Margarida de Cortona, Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES) e Espaço MAGIS Manaus estiveram presentes para apresentar suas atividades e trocar experiências com os estudantes. Durante a abertura do encontro, o coordenador do Núcleo Apostólico Manaus, Pe. Sandoval Rocha, SJ, falou sobre a compreensão do que é a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) e a missão dos Jesuítas na região.
“É importante mostrar a atuação da Companhia de Jesus na Amazônia, mostrar que a Amazônia é uma responsabilidade de todos nós, uma vez que existem poucas áreas tropicais preservadas no planeta. Tomar a Amazônia como um território complexo, onde há a presença não somente de florestas e águas, mas de múltiplos povos, culturas e civilizações,” comentou o Jesuíta a respeito da visita.
O professor e coordenador da excursão do colégio São Luís, Evandro Santos, relata que “a vivência fora e as experiências com outras pessoas ajudam e contribuem para que os alunos formem opiniões e tenham maior conhecimento do mundo ao seu redor”. Ele ressalta ainda que “o olhar sobre a Amazônia passa a ser diferente uma vez que apenas conheciam a região pela TV; e saber da cultura, do costume, das iniciativas de preservação por meio dos jesuítas, incentiva ainda mais o cuidado com a casa comum.”
Durante o encontro, cinco grupos de estudantes foram divididos, cada um com uma frente de trabalho apostólico diferente para que pudessem esclarecer dúvidas e conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas em Manaus. A aluna Eduarda Batista, de 16 anos, afirmou ser “grata pelas experiências compartilhadas em grupo, pois houve um entendimento mais claro do empenho dos colaboradores das obras na busca de tornar a região um lugar bom e justo de se viver.”
Na oportunidade, Joyce Falcão, do Escritório de Captação de Recursos, propôs que os alunos fossem embaixadores da Amazônia em seus espaços, colaborando com iniciativas integradas na região, animando-os a serem porta-vozes de cuidado pela floresta, povos e territórios.
Os alunos chegaram à capital amazonense no dia 23 de maio e passaram cinco dias em imersão na região amazônica, em um passeio turístico. O Colégio São Luís é uma instituição da Rede Jesuíta de Educação Básica que busca concretamente a formação integral dos estudantes, incluindo a vivência em realidades distintas.
Confira a galeria: