CIMI Regional Norte 1 realiza assembleia sobre desafios e presença na Igreja

Mudanças climáticas, mercantilização da natureza e sua relação com os povos indígenas fizeram parte das discussões na assembleia.
2023. Equipe Indigenista - Assembleia do CIMI_7

Ouça a matéria: 

 

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Regional Norte1 realizou nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro no Xare, localizado no km 22 da Br-174, em Manaus – AM, a sua assembleia anual. A reunião buscou discutir temas que proporcionam encontrar caminhos para os próximos anos, principalmente na questão do fortalecimento da luta indígena e mudanças climáticas. Na programação do evento constou a apresentação da conjuntura política Indigenista e os desafios depois de 50 anos de caminhada do CIMI. Temas transversais como as mudanças climáticas, a mercantilização da natureza e sua relação com os povos indígenas também fizeram parte das discussões.

2023. Equipe Indigenista - Assembleia do CIMI_1

Na Assembleia se fizeram presentes alguns dos Bispos do Regional Norte1. A Assessoria do CIMI confirmou que Dom Leonardo Steiner ressaltou a importância “de uma assembleia celebrativa como memória, recordação do passado, mas também dos gestos importantes da missão que o CIMI exerceu”. O Cardeal lembrou da situação dos Yanomamis, a quem ele visitou recentemente, que fez o CIMI pensar em aprofundar a sua missão, a de enviar missionários e missionárias junto aos povos originários, levando sempre esperança, buscando sempre ser um sinal de presença da Igreja. O Arcebispo de Manaus também fez memória ao Marco Temporal e animou a todos a buscar junto ao Supremo Tribunal Federal uma maneira de chegar ao julgamento final que terá repercussão geral. 

Outro religioso q2023. Equipe Indigenista - Assembleia do CIMI_5ue esteve presente na assembleia, foi o bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian. Segundo ele, “o Amazonas é o Estado que concentra maior população indígena do país, inclusive a maior diversidade cultural”. Para o bispo, a Igreja está de mãos dadas com esses povos para preservar sua cultura, línguas e principalmente os territórios aos que eles têm direito porque vivem aqui desde tempos imemoriais.  “Hoje teve toda essa mudança, graças a Deus que a igreja hoje ajuda a preservar, quer favorecer as línguas e apoia os indígenas no modo de vida deles”, comentou o padre Jesuíta, Cláudio Domingues, que participou da Assembleia.   

Na oportunidade do encontro foi apresentado o relatório da Coordenação Regional que servirá como base para elaborar as prioridades e estratégias para a atuação do CIMI diante do cenário de desafios, especialmente no que diz respeito a Amazônia.  

A assembleia contou com a participação de Jesuítas da Região Norte, são eles: Pe. David Hubald Romero,  Delegado para a PAAM; Pe. Claudio José del Carmen Barriga Dominguez e o Esc. Gabriel dos Anjos Vilardi, integrantes da Equipe Indigenista junto aos povos indígenas Wapichana e Macuxi na Região Serra da Lua  em Roraima; Pe. Sandoval Alves Rocha, Assessor do SARES, professor e pesquisador na UNISINOS; Ir. Plinyo Fagner Proença, da Comunidade P. Christophe Six, estudante de Antropologia e colaborador nas frentes apostólicas de Boa Vista; Esc. Fabrício Vassoler, em missão com  juventudes e vocações em Manaus; Pe. Vanildo Pereira da Silva Filho, coordenador da Equipe Indigenista PAAM – BRA em colaboração com o CIMI; e Pe. Urbano Rodolfo Mueller, que tem Vida e Missão na Terra Indígena Vale do Javari. 

 

 

Fonte: Assessoria do CIMI – Pe. Claudio Barriga -SJ

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas