Campanha “A Amazônia tem sede!” leva ajuda humanitária às comunidades ribeirinhas

Na luta contra a escassez hídrica na Amazônia, a campanha concretiza esperança ao entregar os primeiros kits de água potável à comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, na bacia do rio Tarumã-Açu, no entorno de Manaus (AM).

Na manhã de sexta-feira, 22 de dezembro, a campanha “A Amazônia tem sede!” realizou a entrega dos primeiros kits de água potável na comunidade Nossa Senhoria Auxiliadora, na bacia do rio Tarumã-Açu. A iniciativa, liderada pela Província dos Jesuítas do Brasil através do Núcleo Apostólico Manaus, busca amenizar os impactos da seca extrema na região, especialmente entre os povos indígenas Sateré Mawé, Tikuna e Tukano, além dos ribeirinhos.

A campanha tem como meta adquirir kits de água potável contendo caixa d’água, filtro de barro e recipientes, destinados às comunidades afetadas. A falta de água potável, especialmente para crianças e idosos, é uma das principais dificuldades na Bacia do rio Tarumã-Açu, onde a água suja de lama compromete a saúde.

Soluções Emergenciais

No curto prazo, a campanha introduziu o tradicional filtro de barro, que elimina aproximadamente 95% do cloro, parasitas e metais pesados, proporcionando água fresca e adequada para consumo. A coleta e tratamento são abordados com recipientes de 60 litros e caixas d’água de 500 litros, visando não apenas aliviar a seca, mas também garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo.

Entrega inicial e metas

Graças às doações recebidas, a campanha já entregou os primeiros kits à comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. No entanto, a missão continua, visando atender aproximadamente 8 a 10 comunidades, com cerca de 70 famílias.

Leia Pereira, residente na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, destaca a importância dos kits para sua comunidade: “Essa campanha é muito importante para nós, pois a chegada dos kits ajudará no armazenamento de agua potável em diferentes estações, mas principalmente nesse momento, onde sem água potável nós sofremos com algumas doenças, principalmente entre as crianças e idosos. ”

Padre Sandoval Rocha ressalta a relevância da primeira etapa e afirma que a campanha persistirá até o final de janeiro: “Estamos muito felizes por essa primeira etapa de entregas dos kits de água potável, pois podemos perceber que a situação dos rios ainda segue desfavorável e a chegada desse material se faz mais do que necessária, onde as famílias poderão fazer proveito até mesmo em outros períodos”. Ele conclui dizendo: “A campanha segue em andamento e convidamos todos a continuarem colaborando com as doações de modo que a gente possa realizar a nossa segunda etapa muito em breve. ”

Como contribuir

Para participar da campanha “A Amazônia tem sede!”, basta acessar o site da ação [aqui](https://doacoes.paamsj.org.br/a-amazonia-tem-sede/). As doações, a partir de R$35,00, podem ser realizadas via Pix, boleto e cartão de crédito. A campanha está programada para continuar até o final de janeiro.

A Província dos Jesuítas do Brasil, em colaboração com a Rede Ecumênica Amazonizar, insta a sociedade a se unir a esta corrente de solidariedade e a apoiar as comunidades afetadas pela seca na Amazônia.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas