Campanha “Amazônia tem sede!” conclui entrega de kits de água potável para povos ribeirinhos e indígenas

Entrega de kits também marca Semana do Meio Ambiente na Preferência Apostólica Amazônia (Paam)

Em um gesto de solidariedade e esperança, a campanha “Amazônia Tem Sede!” concluiu a entrega de kits de água potável às comunidades indígenas na bacia do rio Tarumã-Açu, em Manaus (AM). A última etapa da campanha, realizada na quinta-feira (06), contemplou dez famílias indígenas no Parque das Tribos, maior bairro indígena da cidade, que abriga 35 etnias. A iniciativa, liderada pela Província dos Jesuítas do Brasil por meio do Núcleo Apostólico Manaus, visou aliviar os impactos da seca extrema que afetou a região em 2023.

A campanha “Amazônia Tem Sede!” foi crucial para enfrentar a escassez hídrica que ameaçou especialmente os povos ribeirinhos e indígenas. Os kits distribuídos são compostos de caixas d’água, filtros de barro e recipientes, essenciais para garantir o acesso a água limpa e segura. 

A cacica Lutana Kokama, do Parque das Tribos, destacou a importância desses recursos: “Quando a estiagem chegar, vamos precisar dessas caixas para armazenar água da chuva ou da torneira, pois quando o rio seca, o poço também seca e fica só lama. Então, isso é uma bênção de Deus.”

Colaboração e impacto

Joicy Falcão, analista de Captação de Recursos da Companhia de Jesus, ressaltou a importância da campanha: “Fechamos com mais uma comunidade contemplada, desta vez uma região urbana, mas com inúmeros problemas de saneamento básico. A entrega dos kits na semana do meio ambiente foi um ato concreto de cuidado com a Casa Comum e seu povo. Graças aos nossos doadores, finalizamos um movimento solidário muito importante para nossa região. ”

Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (Paam), enfatizou a importância do acesso à água potável: “A entrega do material que permitirá o acesso à água potável a um grupo de famílias indígenas é um momento dentro do longo, e tantas vezes doloroso, fio de empenho pela Vida. Povos ali no Parque das Tribos: mais de 30 etnias, 14 línguas diferentes. Lideranças femininas: Mulheres à frente desse processo, gerando, protegendo e promovendo a Vida.”

Pe. Sandoval Rocha, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Manaus, lançou um apelo por políticas públicas mais eficazes: “Finalizamos a campanha ‘Amazônia Tem Sede’, iniciada devido à seca severa que afetou a Amazônia e vitimou tantas pessoas. Estamos na perspectiva de que este ano a seca se repita, talvez de forma mais severa. É uma convocação para que os poderes públicos saiam da inércia e assumam sua responsabilidade de cuidar do povo, especialmente dessas populações mais vulneráveis. ”

Um futuro sustentável

Os kits entregues incluíam filtros de barro que eliminam aproximadamente 95% do cloro, parasitas e metais pesados, proporcionando água fresca e adequada para consumo. A coleta e o tratamento são abordados com recipientes de 60 litros e caixas d’água de 500 litros, visando não apenas aliviar a seca, mas também garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo.

A campanha “Amazônia Tem Sede!” demonstrou o poder da colaboração e da solidariedade, trazendo esperança e dignidade para as comunidades indígenas do Parque das Tribos e da bacia do rio Tarumã-Açu.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas