A Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Belém (PA), realizou entre os dias 05 e 07 de maio, a 2ª Etapa dos Exercícios Espirituais (EE) Inaciano, para Ministros Extraordinários da Eucaristia e Catequistas. Ao todo, 31 pessoas estiveram presentes, sendo 20 pessoas na experiência da primeira etapa e 11 na segunda etapa.
Os exercitantes da primeira etapa rezaram o Princípio e Fundamento e os da segunda etapa rezaram a Semana do Pecado. Os Exercícios Espirituais são uma escola de oração na qual cada um é convidado a descobrir Deus e seu projeto, ajudando a conhecer-se mais a fundo, em suas luzes e sombras. Uma metodologia ao modo inaciano de rezar.
Para o coordenador dos ministros extraordinário da comunhão e catequista, Benevran, o retiro é um momento de comunhão e de intimidade. “Deus se revelou a cada um de nós nesses dias de maneira muito especial e marcante. Estar em intimidade com o Senhor é algo inegociável e muito precioso, pois é na busca que se encontra e é pedindo que se recebe. Para ele, “ter vivido esses dias na presença do Senhor nesse retiro foi apenas uma gota d’água em meio a um mar de Benção e Promessas que Deus tem pra nós.”
Socorro Ferreira, uma das participantes do retiro, afirmou que o momento lhe ajudou a buscar com maior intensidade o conhecimento da Palavra e Projeto de Deus. “Buscamos ter uma intimidade maior com Deus, queremos saber os planos que Ele para nós” Ela também ressaltou a condução do retiro feita pelo Pe. Emílio Magro, que com maestria conduziu os dois grupos, “homem cheio do Espírito de Deus.”
Os EE tem sido uma proposta que já ajudou uma infinidade de pessoas a se libertar de tudo o que lhes trava para viver mais intensamente, ganhando profundidade, sentido e compromisso em suas vidas.
Fonte: Pe. Adilson Almeida, SJ.