Capela de Lourdes

HISTÓRIA

Em 1917 foi fundada a Residência dos Jesuítas no Pará, ao lado de uma pequena capela dedicada a N. Sra. De Lourdes pelos Padres da Companhia que estavam na missão do Brasil Setentrional. Inicialmente os jesuítas assumiram ministérios tradicionais da Companhia de Jesus: direção espiritual, Apostolado da oração, Congregação Mariana e trabalho apostólico com filhos de imigrantes japoneses estabelecidos em Belém.

Em 1952 os jesuítas assumem a pastoral da Ilha do Marajó e em 1954 com apoio do Arcebispo de Belém, D. Mario Vilas Boas, e o provincial dos Jesuitas Pe. Dalle Nogare SJ.

Em 31 de junho de 1963, a Santa Sé fundava a Prelazia de Ponta de Pedras, confiada aos padres jesuítas e Pe. Ângelo Rivato SJ foi nomeado em 1965 Prelado, sendo nomeado 1º Bispo da Prelazia do Marajó em 1967, que pouco tempo depois transformou-se em Diocese.

Atualmente ainda temos a residência dos Jesuítas e a Capela de Nossa Senhora de Lourdes se tornou uma comunidade inserida na Região Episcopal de Sant’Ana da Arquidiocese de Belém.  A comunidade que frequenta a Capela de Lourdes conta com Horário de Confissões, Quinta-Feira de adoração (7h00 às 11h45 / 15h00 às 17h45), Legião de Maria, Mães que oram pelos filhos da paróquia de São José, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Catequese, Casa da Caridade, Ministros Extraordinários da Comunhão e Conselho Comunitário.

  • Missão: Ajudar as pessoas da comunidade que trabalham como voluntários e as que participam de movimentos e eventos a construir uma reflexão sobre a fé, a cultura e a sociedade.
  • Visão: Levar a Palavra de Deus a Comunidade que faz parte da Capela de Lourdes.
  • Valores: Demonstrar com gestos de amor o verdadeiro Espírito da Igreja, que é o próprio Espírito Santo de Deus. E com humildade mas obstinação se avance na transformação do mundo em um lugar mais justo e pacifico.
  • Beneficiários diretos e indiretos: Comunidade, pessoas em situação de Rua, menos favorecidos.

ATUAÇÃO

Confissões, Quinta-Feira de adoração (7h00 às 11h45 / 15h00 às 17h45), Legião de Maria, Mães em oração,  Mães que oram pelos filhos da paróquia de São José, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Catequese, Casa da Caridade, Ministros Extraordinários da Comunhão e Conselho Comunitário.

REDES DE COLABORAÇÃO

Não informou se possui.

MURAL DE FOTOS

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Capela de Nossa Senhora de Lourdes
CONTATO
(91) 3223-5728
[email protected]
DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
Coordenação:: Pe Adilson Almeida SJ

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas

NEWSLETTER

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por