Capela de Nossa Senhora de Lourdes realiza curso de Espiritualidade Inaciana

De forma pedagógica, para introduzir a temática foi abordada a história da conversão e caminhada de Santo Inácio de Loyola.
Curso de Espiritualidade

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Belém (PA), realizou entre os dias 02 e 04 de maio, o Curso de Espiritualidade Inaciana. Ao todo, com uma presença tímida, cerca de 30 pessoas entre agentes pastorais e outros leigos, participaram da formação que ocorreu à noite, com duração de 2h por dia.  

As aulas aconteceram no salão da capela e abordou o tema da Jornada Inaciana – Duas bandeiras, Três tipos de pessoas e Três graus de amor. De forma pedagógica, para introduzir a temática foi abordada a história da conversão e caminhada de Santo Inácio de Loyola. A partir da prévia contextual, a atividade promoveu o estudo dos Exercícios Espirituais – EE, base da espiritualidade e carisma inaciano. Elementos ricos para a Igreja em seu processo, metodologia e experiência espiritual que tem como ferramenta principal a oração, e como meta o discernimento para buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus. 

O Pe. Emílio Magro, SJ, foi o palestrante do curso e declarou a necessidade de ajudar a pessoa humana a “mergulhar nos Exercícios Espirituais, pois é um modo de preparar e dispor a alma em tirar todos os afetos desordenados e procurar achar a vontade de Deus na disposição da própria vida”. Ainda de acordo com ele, “os Exercícios de Santo Inácio de Loyola, quer que estejamos livres e conscientes acerca das influências que o mundo exerce sobre nós”. Nesse sentido, os exercícios da chamada Jornada Inaciana ajudam a preparar o coração para uma boa e sã eleição ou reforma de vida. 

No final das aulas expositivas, o palestrante sugeriu a prática dos exercícios espirituais na vida cotidiana como fruto desse curso. 

 

Fonte: Pe. Emílio Magro, SJ. 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas