Territórios na Amazônia (Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Guiana) reuniram-se com a equipe dinamizadora do SJPAM (Serviço Jesuíta da Pan-Amazônia) incentivados pelo ex-presidente e recém-nomeado presidente da Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe (CPAL), em clima de oração e diálogo fraterno, para elaboração de um itinerário rumo a uma nova forma de organizar a missão confiada à Companhia de Jesus na Pan-Amazônia.
Este processo faz parte do convite que o Padre Geral, Arturo Sosa SJ, nos fez para repensarmos nossas estruturas e nossa configuração na América Latina e no Caribe, e que faz parte do pedido do Papa Francisco de centrar a Igreja na Amazônia. As buscas e tentativas que se fazem dentro da Companhia fazem então parte dos diversos trabalhos de articulação e organização que se realizam de forma eclesial, e dos quais a REPAM e a CEAMA fazem parte desta dinâmica sinodal em que queremos participar de maneira mais orgânica.
Há vários anos o compromisso da Companhia de Jesus na CPAL de acompanhar a missão na Pan-Amazônia é realizada por meio da SJPAM, que passou por várias etapas e cuja última expressão foi ter uma equipe dinamizadora, onde estão representadas as diversas províncias com territórios amazônicos. Este trabalho de articulação e coleta de informações para saber onde estamos e o que fazemos em cada lugar, tem nos ajudado na reflexão e discernimento para chegarmos aos seguintes acordos:
- Iniciar um processo de transição visando contar em prazo não superior a três anos com um delegado apostólico da presidência da CPAL para a Pan-Amazônia, mantendo a atual equipe dinamizadora com a contribuição de novos integrantes.
- Dentro de dois anos, essa equipe dinamizadora ampliada deverá preparar um Plano Apostólico Pan-Amazônico, que permita que todas as províncias com territórios amazônicos caminhem na mesma direção.
- Este plano deve ter dois eixos, fruto de uma convergência a que chegamos após reflexão nos últimos anos: a) Povos indígenas, diálogo intercultural e inter-religioso b) Educação e formação de qualidade.
- Como parte deste plano, também deve ser construída uma estratégia de melhor comunicação e visibilidade para o que é feito na Pan-Amazônia com as várias províncias da CPAL, as instituições e redes da Companhia, bem como as redes e instituições da Igreja e da sociedade civil. Esta aposta leva-nos a estar abertos à possibilidade de constituir comunidades apostólicas e equipes plurais, o que nos levará à urgência de planejar os recursos humanos, econômicos e formativos.
Desta forma, queremos partilhar com todo o corpo apostólico que somos Jesuítas, leigos, leigas e religiosas, este caminho que está a ganhar uma nova forma e que nos deve conduzir a uma organização mais ágil que nos permita servir melhor a missão na Pan-Amazônia, para assim responder ao chamado do Senhor.
É importante que possamos acompanhar a equipe dinamizadora do SJPAM com nossas orações e ao mesmo tempo cabe a todos nós nos empenharmos como corpo apostólico da CPAL para tornar esta missão tão apreciada e historicamente valorizada pela Companhia de Jesus.
Fraternalmente,
Em Lima, na casa de repouso San José de Cluny, em 22 de março de 2023
Smyda Mieczyslaw SJ, Provincial do Brasil
Daniel de Icaza SJ, Provincial do Equador
Hermann Rodríguez SJ, Provincial da Colômbia
Bernardo Mercado SJ, Provincial da Bolívia
Victor Hugo Miranda SJ, Provincial do Peru
Alfredo Infante SJ, Provincial da Venezuela
Peter McIsaac SJ, Superior Guiana