O Espaço MAGIS Manaus comemorou no último sábado (15), 9 anos de missão com a juventude. Na ocasião, uma missa foi celebrada pelo Pe. Sandoval Rocha, SJ, Coordenador do Núcleo Apostólico Manaus, e contou com momentos de partilha de experiências no MAGIS. Antigos membros do Programa e atuais colaboradores, além de integrantes de outras obras jesuíticas estiveram presentes.
Durante a comemoração, houve momentos de comoção com o envio do Jovem Renato Duarte que atuava como Agente de Pastoral do Espaço MAGIS Manaus. Ele colaborou no serviço de formação da juventude amazônida nos últimos 7 anos e relatou a importância dessa experiência que lhe agregou profundos conhecimentos. “Tive a oportunidade de experienciar exercícios espirituais, conviver com pessoas incríveis e fomentar um pouco de dignidade e tomada de consciência com jovens de diversas realidades na nossa cidade”. Renato disse ainda que o Espaço MAGIS é um lugar de acolhida e formação: “Vivenciá-lo nos instiga a confrontar nossas comodidades, a nos colocar a serviço dos demais. É também lugar afetivo, de muito amor entre pessoas tão diversas, tendo o serviço ao reino como missão comum”, acrescentou ele.
O atual coordenador do Espaço MAGIS Manaus, Fabrício Vassoler, SJ, afirmou que a comemoração é significativa pela história que o programa tem na região e na vida dos jovens. “Uma missão que começou até mesmo antes de ser criado um espaço físico, mas que com o tempo foi se reorganizando, adaptando-se a realidade e ao que a Companhia de Jesus foi discernindo.” Vassoler agradeceu ainda a juventude que se fez presente: “Neste momento celebrativo, agradecemos muito aqueles que estiveram reunidos conosco e que ainda nos permitem continuar e seguir unidos em nossos corações para a missão de Jesus Cristo”.
A colaboradora do Espaço, Raíssa Louany, disse que o tempo de celebrar em comunhão foi um momento de fortalecimento. “Ao comemorarmos o 9º aniversário do Espaço MAGIS Manaus, um lugar de acolhimento, percebemos pessoas que estão dispostas a serem Mais para os Demais”. Ela reconhece a importância de “comemorar a vida, acolher irmãos que já fizeram parte, ver pessoas que estão descobrindo esse novo jeito de ser para seguir na missão.”
O Espaço MAGIS Manaus nasceu em 12 de abril de 2014, com a inauguração da primeira, então chamada Casa MAGIS de Juventudes. A ideia era oferecer um lugar de articulação para potencializar a rede inaciana de juventudes (RIJ) na Amazônia, que em Manaus era formada por jovens mulheres e homens, de várias iniciativas na cidade. Atualmente o MAGIS Manaus articula localmente o Programa MAGIS Brasil da Companhia de Jesus, uma ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil juntos aos jovens, articulada em rede para oferecer a eles experiências, formação e acompanhamento em vista do serviço da fé e da promoção da justiça.