Mensagem do Papa Francisco em ocasião da celebração do Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré acontece desde 1973. Este ano traz o tema: Maria, Mãe e Mestra.
Círio de Nazaré

O Papa Francisco, em sintonia com a Igreja do Brasil e, sobretudo da Arquidiocese de Belém, enviou mensagem ao Arcebispo Dom Alberto Taveira pela ocasião da festividade do Círio de Nazaré.

O Círio de Nazaré, a festa da Rainha da Amazônia, é um bem cultural do Brasil reconhecido desde 2013, pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Ele também foi tombado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco no mesmo ano. Isso porque ele é ocasião  para uma das maiores concentrações religiosas do mundo e é realizado desde 1973.

O Círio acontece sempre no segundo domingo de outubro, em Belém do Pará, e reúne fiéis do Brasil inteiro em uma grande peregrinação. Durante os dias que antecedem a grande procissão religiosa, os paraenses realizam diversas atividades devocionais e com Maria confirmam seu “sim” no seguimento a Jesus Cristo e na comunhão com a Igreja. Um dos momentos marcantes para o povo é a transladação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré por instituições, Paróquias e Capelas da Arquidiocese de Belém e de cidades interioranas do Pará. A imagem Peregrina também é recebida na cidade de Manaus, no Amazonas, e outros estados.

Este ano, a 230º edição do evento que ocorrerá no próximo dia 9 de outubro traz o tema: Maria, Mãe e Mestra. A ideia é refletir os ensinamentos de Maria para a ação evangelizadora do povo de Deus. Para acompanhar esse momento a  Basílica de Nazaré e a Diretoria da Festividade do Círio todos os anos publica o Livro Peregrinações, com um itinerário de encontros, reflexões e devocionais para viver esse tempo mariano com fé e esperança.

 


 

Mensagem do Papa: Excelência Reverendíssima,
Transmito mensagem do Papa Francisco em ocasião da celebração do Círio de Nazaré em Belém:

Excelentíssimo e Reverendíssimo
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará
Por ocasião do Ducentésimo Trigésimo Círio de Nazaré,

 

No dia 9 de outubro, o Santo Padre deseja unir-se à filial devoção dos fiéis que recorrem à Nossa Senhora de Nazaré, colocando sob o seu manto amoroso e sua materna proteção as intenções que trazem no coração.

Com o olhar voltado para a padroeira da Arquidiocese de Belém do Pará e Rainha da Amazônia, o Papa Francisco recorda a todos que “Maria guardava todas as coisas, meditando-as no seu coração” (Cf. Lc 2, 19), e ao mesmo tempo suplica que, como Mãe e Mestra, “Ela nos ajude a guardar e meditar tudo, sem ter medo das provações, na Jubilosa certeza de que o Senhor é fiel e sabe transformar as cruzes em ressurreições” (Homilia, 1º de janeiro de 2022).

Sua Santidade implora à Virgem Mãe amorosa que interceda junto a seu filho a fim de que sejam derramadas abundantes graças sobre o povo paraense e brasileiro, que auxiliem a todos e a cada um na vivência do evangelho. E, como penhor destes votos, o Santo Padre de bom grado lhes concede a Bênção Apostólica, pedindo igualmente que não deixem de rezar por ele.

Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado
Me uno na oração com o Povo de Deus confiado ao seu zelo pastoral
Dom Giambattista Diquattro
Núncio Apostólico no Brasil

 

Fonte: Arquidiocese de Belém

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas