No dia 14 de agosto, aconteceu a conclusão do Curso de extensão Polinizadores da Ecologia Integral, na Área Missionária Santa Margarida de Cortona, da Arquidiocese de Manaus, e que tem como Pároco o Pe. Alex Palmer Sampaio Ribeiro, SJ.
O curso foi promovido pelo Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES, em parceria com a Cátedra Laudato Si, Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental-FMCJS.
A ocasião capacitou lideranças e buscou desenvolver mediadores ambientais para atuarem como polinizadores das temáticas dos cuidados com a Casa Comum, sendo multiplicadores da Ecologia Integral.
Ao total foram quatro encontros do curso, sempre iniciados com uma mística de cânticos e oração. Em seguida abria-se para o Paneiro de Escuta, estudo do Tema. O último dia foi sobre Diálogo para plenitude humana: socialização das experiências de boas práticas da Ecologia Integral existente na localidade. Na oportunidade, também foi realizada uma oficina de sabão em pasta por meio da reutilização do óleo de cozinha, um elemento causador de poluição se despejado direto no solo.
Os cursistas antes de receberem seus certificados fizeram em alto e bom tom o Juramento do Polinizador da Ecologia Integral, eis: Sabendo da gravidade dos problemas ambientais que sofre o mundo, reconhecendo a importância do cuidado com o meio ambiente para a qualidade da minha vida, dos meus entes queridos e de toda a humanidade, entendendo que sou parte integrante da natureza e que sem ela não posso sobreviver, JURO ME COMPROMETER a proteger os ecossistemas e todas as formas de vida manifestadas no planeta. A partir de hoje declaro que sou protetor da natureza, da biodiversidade, dos bens comuns da Terra, e comprometo-me a adotar e disseminar, polinizando bons hábitos e comportamentos que podem transformar a sociedade para alcançar o desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida dos habitantes do planeta. Assim prometo!
No momento de convivência uma das cursistas, Maria Roseane Souza, disse: “Fiquei muito contente com os encontros realizados com tanta alegria e conhecimento. Conte comigo para polinizar os cuidados com casa comum.”
Fonte: Sares