O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental-SARES, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e a Cátedra UNESCO de Direitos humanos e violência, promove a 2º edição do Curso de extensão Direito Humano à Água e ao Saneamento na Amazônia. Trata-se de uma iniciativa do projeto de pesquisa “Cidadania Hídrica na Amazônia: oportunidades e desafios do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário”, que discutirá o potencial hídrico da região amazônica, assim como as dificuldades na implantação do direito humano à água e ao saneamento neste território. O curso mostra que a universalização desde direito é viável, necessitando, porém, de vontade política e da implantação de uma gestão democrática para torná-lo acessível a todos os cidadãos.
A Atividade Acadêmica é destinada às lideranças comunitárias, ativistas, acadêmicos, agentes pastorais e outros grupos interessados na implantação do direito à água e ao saneamento. Essa experiência visa mobilizar os participantes a agirem em suas localidades e despertar o interesse em conhecer cada vez mais suas realidades, proporcionando uma incidência transformadora a partir do paradigma da Ecologia Integral. Serão no total de 7 encontros ministrados por professores e educadores populares. Esses compõem o quadro efetivo de Universidades e institutos de pesquisas de dentro e de fora da Amazônia. Os Educadores são agentes engajados em redes e projetos de promoção socioambiental na Amazônia.
O Curso acontece na modalidade de educação à distância (EAD), com aulas síncronas pelo Zoom, às quartas-feiras, de 19h às 21h (horário de Brasília). Os alunos (as) que receberem nota igual ou superior a sete pontos recebe certificado digital da Unisinos. O período da atividade irá ocorrer de 15 de março a 24 de abril, com taxa mínima de R$ 24,90 (valor único).
Objetivo do Curso de Extensão
- Proporcionar ao público-alvo o conhecimento sobre os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento no contexto da Amazônia, visando sensibiliza-lo para a sua necessária implantação.
- Mostrar o potencial hídrico da região Amazônica, destacando a importância do ciclo da água para a vida humana e não humana;
- Oferecer conhecimentos sobre os direitos humanos à água e ao saneamento, visando dispor a sociedade civil para a implantação deste direito, principalmente, entre as populações mais vulneráveis da região;
- Analisar os modelos de gestão hídrica, mostrando os riscos decorrentes dos processos de apropriação privada dos serviços de saneamento.
Programação
1° Módulo 15/03: Direito humano à Água e saneamento na Amazônia no contexto da crise do nosso modelo civilizatório – Dr. Castor Mari Martín.
2° Módulo 22/03: Direitos da Natureza: se a Água fosse sujeito de direitos, como fazer? – Dr. Johny Giffoni.
3° Módulo 29/03: Água e Resistência: o direito humano à água e ao saneamento – Dr. Carlos Bordalo & Ed. Neila Gomes.
4° Módulo 05/04: Somos Águas: a importância das águas para a vida, a sociedade e ecossistemas – Dra. Adorea Rebello & Dr. Carlossandro Aburquerque.
5° Módulo 12/04: A luta pela água: os conflitos hídricos na Amazônia – Dra. Carla Cavalcante & Dr. Sandoval Rocha.
6° Módulo 19/04: Os rios e igarapés amazônicos na perspectiva do Direito à Natureza – M.e. Clarice Gama & Dr. Naziano Pantoja.
Encerramento 26/04: Apresentação das experiências de defesa ou gestão sustentável das águas na sua região.
Pré-requisitos
- Ser maior de 18 anos;
- Acesso à internet;
- Conhecimento de informática;
- E-mail próprio;
- Disponibilidade e dedicação.
Corpo Docente
- Adorea Rebello da Cunha Albuquerque
- Carla Cristina Alves Torquato Cavalcanti
- Carlos Alexandre Leão Bordalo
- Carlossandro Alburquerque
- Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz
- Clarice Gama da Silva
- Johny Giffoni
- Naziano Pantoja Filizola Júnior
- Neila Gomes dos Santos
- Sandoval Alves Rocha
Fonte: SARES