“Celebrar um Sínodo é sempre bom e importante, mas só é verdadeiramente fecundo se se tornar expressão viva do ser Igreja, de um agir marcado pela verdadeira participação. E isso, não por exigências de estilo, mas de fé” (Papa Francisco).
A sinodalidade é uma expressão da fé e a fé pode ser visibilizada na sinodalidade, no estar juntos como comunidade de comunidades, no mistério da comunhão interpessoal no Espírito que impulsiona o caminhar daqueles que, encantados com a boa-nova, seguem a Jesus Cristo.
Às vésperas do Sínodo 2023, com o tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, Edições Loyola, juntamente com o autor jesuíta Adelson Araújo dos Santos, publica o livro Os passos espirituais do caminho sinodal: encontrar, escutar, discernir.
Inspirando-se na espiritualidade inaciana e nos textos da Sagrada Escritura, o autor comenta três passos espirituais desse caminho, dando amplo destaque ao magistério do Papa Francisco e também aos últimos Sínodos sobre Juventude e Amazônia, vistos como expressões singulares do caminho sinodal.
O primeiro passo é o Encontrar. Ele direciona o caminhar dos passantes e “encontrantes”. Trata-se de um passo de liberdade do Amor que se dá e doa totalmente, sem necessariamente ter um porquê, sem um para quê. Encontrar é gratuidade e foge de tudo o que é imposição e troca calculada.
O segundo passo do caminho sinodal, que é apresentado aos leitores e analisado pelo autor, é o do Escutar. Proveniente do latim auscultare, “ouvir com atenção”, esse passo quer indicar o modo de escuta. Auscultar é como inclinar o ouvido, é o encostar a orelha, como um médico que ausculta para discernir a saúde do paciente. Trata-se aqui de um reclinar-se para deixar vir ao encontro aquele que necessita de ser escutado para, desse modo, receber a possibilidade de discernir.
Por fim, Discernir é o terceiro verbo sobre o qual o autor de “Os passos espirituais do caminho sinodal” faz uma reflexão. Desse modo, ele nos ajuda a compreender a dimensão espiritual da sinodalidade por meio do componente do discernimento, ou seja, de uma reflexão da mente e do coração que devemos fazer antes de tomar uma decisão.
Como bem nos mostra o autor, os passos do encontrar, do escutar e do discernir são um verdadeiro itinerário do Espírito. São passos espirituais de todo o Povo de Deus: leigos e leigas engajados(as), religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos, enfim, de todos os batizados.
O livro que chega às mãos dos leitores, às vésperas do Sínodo com o Papa Francisco, ajuda-nos a perceber, enfim, a dinâmica necessária para que o Espírito possa “falar às igrejas”, além de compor uma única Igreja que é presença do Crucificado-Ressuscitado em meio ao mundo. A abordagem teológico-espiritual feita sobre Os passos espirituais do caminho sinodal: encontrar, escutar, discernir nos provoca, assim, a permanecer e a caminhar com Jesus, Caminho, Verdade e Vida, na experiência da sinodalidade.
Serviço:
Título: Os passos espirituais do caminho sinodal: encontrar, escutar, discernir
Formato: 13 cm X 18 cm (largura X altura)
Páginas: 100
ISBN: 9786555042986
Preço: R$44,00
Sobre o autor:
Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ
Nascido em Manaus, AM, é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Filosofia e Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Possui mestrado e doutorado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. É perito no Sínodo da Sinodalidade e Superior da comunidade da Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente é professor e diretor do Centro São Pedro Fabro (Roma) para a formação de formadores à vida sacerdotal e consagrada. Entre 2011 e 2017, foi superior maior dos jesuítas da Região Brasil/Amazônia e delegado para a formação da Província dos Jesuítas do Brasil. Em 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco a participar do Sínodo sobre a Amazônia como perito e faz parte da equipe de Espiritualidade do próximo Sínodo sobre a sinodalidade.