Em Assis Brasil (AC): Caminhada Ecológica em devoção a Raimunda Alma do Bom Sucesso

A Caminhada Ecológica ganhou respaldo da Prefeitura do município com a Lei Nº160, desde 27 de fevereiro de 2007 como feriado municipal.
2023. Obra Paróquia Nossa senhora do Perpétuo Socorro - Caminhada Ecológica à Santa Raimunda Alma do Bom Sucesso - Assis Brasil (1)

2023. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Caminhada EcológicaA Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Assis Brasil (AC), confiada à Companhia de Jesus, anualmente organiza o evento de manifestação religiosa a Raimunda Alma do Bom Sucesso, junto com as Irmãs Catequistas Franciscanas, com a Prefeitura  e com o apoio do Governo do Estado do Acre. A data é celebrada sempre no dia 15 de agosto e atrai milhares de pessoas da fronteira Bolpebra (Bolívia – Peru – Brasil) há mais de duas décadas.

Embora haja uma devoção popular, Raimunda Alma do Bom Sucesso ainda não foi declarada santa conforme ofício canônico da Igreja Católica, mas a ela são atribuídos muitos milagres. Por isso, a festividade é conduzida pelos membros do corpo eclesial. Este ano a programação incluiu um tríduo devocional com missa de vésperas à visita ao seu “santuário”, como a população costuma chamar o local que fica a 42 quilômetros de distância do centro de Assis Brasil. Os devotos caminham por quase 10 horas para chegar até lá.

“Após um período pandêmico estamos restabelecendo as atividades gradativamente, podemos notar que este ano pernoitaram no santuário mais de 300 pessoas e visitando foram mais de 4 mil. Esse número anualmente cresce”, comentou Edmilson Lopes Pereira Junior (Junião), agente pastoral da Paróquia N.Sra. do Perpétuo Socorro.

A atividade principal dos festejos acontece por meio da Caminhada Ecológica realizada até o Seringal Icuriã na reserva extrativista Chico Mendes, local do martírio de Raimunda e santuário para muitos, em meio a uma vasta área florestal.  Com pausas que incluíram cantos, reflexões sobre a Casa Comum, leituras contemplativas e relatos dos peregrinos, o momento foi apreciado com orações de gratidão e súplicas.

Caminha Ecológica - Raimunda Alma do Bom SucessoSegundo Junião, a celebração a Raimunda Alma do Bom Sucesso é um momento esperado por muitas pessoas, e “é marcante por ver esse sentimento de devoção e pertença dos devotos e devotas, um sentimento de amor ao próximo, de acreditar que podem ser pessoas melhores a partir de seu exemplo, como relatam nas graças recebidas por seu intermédio. A capela também espalha um sentimento de paz e de contemplação a criação e de defesa ao meio ambiente.”

A Prefeitura Municipal de Assis Brasil, por entender a magnitude do evento religioso, pela Lei Nº 160, de 27 de fevereiro de 2007, decretou nesse dia feriado municipal, fortalecendo ainda mais a Caminhada Ecológica e Religiosa pela devoção a Raimunda Alma do Bom Sucesso.

 

Fotos: Junião

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas