Na noite de quarta-feira, 13 de setembro, o Centro de Treinamento de Lideranças da Arquidiocese de Manaus (Maromba) foi palco da abertura solene do IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica e Filosófica. Organizado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), em parceria com a Faculdade Católica do Amazonas, a Arquidiocese de Manaus, a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e o Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento é um marco na reflexão sobre a relação entre ecologia e evangelização.
O cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1, deu início ao encontro destacando que o evento representa uma oportunidade única para aprofundar a questão da ecologia em conexão com a evangelização. Para ele, é essencial deixar-se inspirar pela presença do Verbo de Deus na criação e reconhecer o pertencimento compartilhado com todas as criaturas.
Dom Leonardo ressaltou que, após a encíclica Laudato Si, a questão ecológica não pode mais ser deixada de lado nas reflexões teológicas e na ação evangelizadora. Ele afirma que a questão ecológica é muito exigente e que é necessário “deixarmo-nos inspirar por aquilo que não são objetos, são cintilações do amor de Deus, e fazer com que tudo isso esteja presente em nossa evangelização, não como ações pontuais”. Exorta para que “se tornem elemento transversal na nossa evangelização”, concluiu.
Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara e secretário da REPAM-Brasil, expressou sua alegria em realizar o encontro na Amazônia e convocou todos a crescerem no entendimento da ecoteologia. O bispo fez um chamado a que “continuemos crescendo nessa vontade de conhecer mais e melhor essa questão da ecoteologia”, enfatizando que a ecologia deve ser integrada em todos os aspectos da vida da Igreja na Amazônia, desde a liturgia até as pastorais, unindo forças na defesa da casa comum.
A Ir. Maria Irene Lopes, secretária executiva da REPAM-Brasil, destacou a mudança de perspectiva que esse encontro traz para a teologia, convidando a “uma reflexão teológica a partir da vida, do chão, dos rios, das matas, das florestas, do nosso povo, de cada um de nós”, ressoando como um chamado à reflexão profunda e à integração da ecologia na teologia, lembrando a todos da importância vital de cuidar da criação divina.
O evento, que aborda a “Cidadania Ecológica: Ecoteologia e Ecopolítica”, traz à tona experiências de práticas ecológicas indígenas, enfatizando a importância de preservar a cultura e a natureza. Também se discute a necessidade de conscientização ecológica e uma conversão em direção à ecologia, com base na experiência pessoal.
A professora Iraildes Caldas Torres, da Universidade Federal do Amazonas, enfatizou sobre a a importância da ecopolítica como o estudo das relações políticas relacionadas à proteção do meio ambiente. Ela também defendeu que “é preciso ter uma política de controle da espécie humana”, frisando o papel fundamental da Igreja na organização e formação das comunidades do interior da Amazônia.
O IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica e Filosófica encerra hoje, 15 de setembro, e proporcionou uma programação repleta de atividades, incluindo rodas de conversa, painéis, oficinas, lançamento de livros, apresentação de pesquisas acadêmicas e momentos culturais. Esse encontro representa um passo significativo na reflexão teológica e na promoção da ecologia na região amazônica e na Igreja Católica como um todo.