Encontro EcoJesuíta 2023: unir para uma incidência transformadora

O Jesuíta, Sílvio Marques, esteve presente no evento representando a Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe (Cpal) na discussão das temáticas socioambientais.

O Ecojesuits realizou, entre os dias 7 e 11 de agosto, em Bendun, MalayBalay, nas Filipinas, o Ecojesuit Meeting – o encontro anual dos delegados das Conferências dos Provinciais e parceiros, como a CVX (Comunidade de Vida Cristã) – que tinha com propositura: apresentação de Compromisso, possibilidades de Colaboração e alinhamento da Comunicação. O Jesuíta Sílvio Marques, Diretor do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) na Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) e Secretário do Equipe dinamizadora do Serviço Jesuíta Pan-Amazônico (SJPAM), participou do evento como delegado da Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe (Cpal) da qual a Província dos Jesuítas do Brasil faz parte.

Esse encontro acontece anualmente em países distintos com o envio dos delegados do social das Conferências Provinciais da Companhia de Jesus, e prioriza discernir os caminhos de colaboração desde as especificidades locais ao Global para o fortalecimento da rede socioambiental. O intuito principal é consolidar uma ação mais sinérgica e estratégica de incidência sociotransformadora – no horizonte da sustentabilidade e da ecologia integral.

Em 2023, o evento propôs três objetivos a serem compartilhados: 1) ouvir os contextos e desafios dos compromissos ecológicos na Conferência, na Província, e nos níveis locais para fortalecer as ações e a conectividade do Ecojesuita; 2) Identificar ligações entre Conferências onde seja possível uma parceria mais ampla; e 3) fortalecer as estratégias e processos de comunicação da rede para uma defesa eficaz.

Dada a diversidade de contextos culturais e sociais representados nas Conferências, o Ecojesuit Meeting tem a tarefa de discernir e comunicar uma visão compartilhada para o cuidado da Casa Comum, a edição deste ano não foi diferente. “Basicamente, nesse processo, a metodologia proposta possibilitou o diálogo uns com os outros, nos ajudando a refletir sobre as questões mais amplas e globais que estamos estabelecendo por meio dos 3Rs – relacionamento, recursos e resultados”, relatou o representante da Cpal.

Ecojesuits 2023 - Apresentação Sílvio Marques, SJPara o jesuíta, as palavras temáticas que nortearam o encontro se interconectam a partir das relações estabelecidas para fortalecer a rede: “experimentamos o senso de responsabilidade de trabalharmos juntos para criar impactos que tornem a justiça socioambiental disponível para todos.”

Além disso, o evento identifica entre as Conferências vínculos onde parcerias mais amplas são possíveis. De acordo com Sílvio, os temas mais fortemente transversais para uma incidência política já refletidos e em curso são: água, agroecologia, mudança climática e participação nos fóruns internacionais, como as COP.

O Diretor do Sares frisa que “essa união é importante à medida que aumentamos nosso relacionamento” uma vez que o Ecojuits está comprometido com a justiça socioambiental. “Essa missão é uma missão conjunta”, afirma ele. Assim, “Como estamos em uma missão compartilhada, devemos buscar a conversão do próprio coração, a vontade e a motivação para trabalharmos juntos pela nossa casa comum.”

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Ana Lúcia Farias

Publicitária e educomunicadora. Especialista em Comunicação e Design Digital e Responsável pelo Escritório de Comunicação dos Jesuitas do Brasil na Amazônia.

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas