O MAGIS Amazônia realizou, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, o seu Encontro Regional, ocorrido em Belém (PA). A reunião de jovens contou com reflexões, diálogos e conhecimentos acerca da espiritualidade.
Para a jovem Maria Silva, integrante do Programa MAGIS Brasil em Belém (PA), o encontro foi um momento de aprendizagem e construção de laços. “Pude conhecer a realidade e o trabalho dos espaços e a presença apostólica desenvolvida no nosso regional, assim como também os seus clamores. Pude absorver muitas coisas e algumas delas foram ressaltadas nos momentos de espiritualidade, que me ajudou bastante a me encontrar e estar em sintonia com aqueles que estavam ali. Sou grata pela oportunidade que tive de participar desse encontro, espero que a partir de agora, eu possa ser mais disponível para colaborar com o Centro Magis”, declarou.
Para a roda de conversa com os jovens e as jovens inacianas, contribuindo com as reflexões, estiveram presentes o Secretário de Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Edson Tomé, SJ; o Coordenador Apostólico do Pará, Pe. Valério Sator, SJ; e os padres Alex Palmer, SJ, e Silas Silva, SJ.
O início da programação foi marcado pela reflexão acerca das necessidades do trabalho em rede. Ao final do dia, os jovens participaram de uma noite cultural que consistia em apresentar o trabalho conjunto entre o Centro e os Espaços por meio do respeito às realidades locais.
O Encontro serviu para potencializar “as vozes” dos representantes dos espaços MAGIS. Foram apresentadas as ações e o calendário de atividades para o ano de 2023. A programação contou ainda com momentos de oração comunitária, partilhas e convivências.
Outro participante do encontro de formação foi Alisson Almeida, ele ressaltou a importância de gerar vínculos que melhorem o desempenho das atividades no MAGIS.
“Participar do encontro regional foi extremamente gratificante e consolador, no sentido de agir em rede com os centros, espaços e frentes apostólicas existentes. É fundamental fortalecer os laços, sobretudo neste momento pós-pandemia buscando ser Magis de fato. Não sendo melhor que o outro, mas o melhor que podemos ser para nós mesmos e também para os demais”, comentou.
Anualmente, o MAGIS Amazônia reúne lideranças juvenis na região ligadas às atividades apostólicas dos Jesuítas. Por meio do programa é possível visar apoios para articular o trabalho em obras missionárias e acompanhamento das diversas realidades juvenis. A iniciativa, que é uma ação apostólica em rede, busca oferecer aos jovens experiências, formação e acompanhamento em vista do serviço da fé e da promoção da justiça, apostando no protagonismo juvenil.
Fonte: MAGIS Amazônia, Alícia e Sandra.
Confira a galeria: