Escritório de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Província dos Jesuítas do Brasil se reúne em Salvador 

Representantes de diferentes estados do país, incluindo a Preferência Apostólica Amazônia (Paam), se reuniram para fortalecer trabalho em equipe e discutir sustentabilidade

Entre os dias 17 e 21 de junho, Salvador (BA) foi palco do 2° Encontro do Escritório de Relações Institucionais e Sustentabilidade (ERIS) da Província dos Jesuítas do Brasil. O evento reuniu os seis integrantes da equipe: a coordenação nacional, representantes da Fundação Fé e Alegria do Brasil, da Preferência Apostólica Amazônia (Paam) e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), além do administrador Provincial e do coordenador do Núcleo Apostólico da Bahia e Secretário da Rede de Promoção para Justiça Socioambiental da Província.

O objetivo principal do encontro foi fortalecer o trabalho em equipe do ERIS, que atua em todo o país com foco no desenvolvimento de relações com diferentes setores da sociedade, na análise e sugestões sobre o melhor uso de recursos e na disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade.

Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar suas experiências e boas práticas, além de discutir sobre os desafios encontrados em suas áreas de atuação. Um dos temas centrais das discussões foi a sustentabilidade, com foco no desenvolvimento de uma cultura sustentável nas obras e fronteiras apostólicas da Companhia de Jesus.

A programação do evento também incluiu uma visita ao Centro de Estudos e Ação Social (Ceas), onde a equipe do ERIS teve a oportunidade de trocar experiências com os gestores das obras locais sobre sustentabilidade financeira. Além disso, foi realizada uma oficina de Mobilização de Recursos na Comunidade Gamboa, assessorada pelo Ceas.

Fortalecendo a missão da Companhia de Jesus

Ir. Eudson Ramos, SJ, administrador da Província, comenta: “É importante que haja essa comunhão, esse compartilhamento de experiências, para que o grupo, a equipe e o escritório como um todo sejam beneficiados.”

O ERIS é um importante instrumento da Companhia de Jesus para o cumprimento de sua missão. Ao fortalecer o trabalho em equipe e promover a sustentabilidade, o escritório contribui para a construção de um futuro mais justo e fraterno para todos.

Sobre o ERIS

O ERIS é uma área administrativa da Província dos Jesuítas do Brasil com atuação nacional, composta por seis pessoas técnicas e possui presenças em Brasília, Manaus e São Paulo.

O Escritório foi formalizado em 2018, mas a equipe atual começou a ser constituída em meados de 2020. Seu trabalho consiste no desenvolvimento das relações entre equipes, obras apostólicas e outras partes interessadas; na análise, reflexão e sugestões sobre o melhor uso dos recursos; e na disseminação de conceitos e práticas, com apoio operacional, das estratégias e fontes de mobilização de recursos.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas