Espaço MAGIS Manaus

HISTÓRIA

O Espaço MAGIS Manaus articula localmente o Programa MAGIS Brasil da Companhia de Jesus, uma ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil juntos aos jovens, articulada em rede para oferecer a eles experiências, formação e acompanhamento em vista do serviço da fé e da promoção da justiça.

A história deste espaço nasce em 12 de abril de 2014,  com a inauguração da primeira, então chamada Casa Magis de Juventudes no Brasil, que até aquele momento fazia parte do plano de trabalho com juventudes e vocações na Amazônia, iniciado pelo Pe. Adelson Santos, SJ, que na época era Superior da Região Brasil – Amazônia (Missão Institucional da Companhia de Jesus no território amazônico). A ideia era oferecer um lugar de articulação para potencializar a rede inaciana de juventudes (RIJ) na Amazônia, que em Manaus era formada por jovens mulheres e homens, de várias iniciativas na cidade: Pastoral de Juventude ou Movimento de Jovens das Paróquias e áreas missionárias, grupos de teatro das periferias, grupos de economia solidária e outros que constituíam um grupo forte de juventudes alimentados na espiritualidade inaciana, sendo precursores em eventos como o Mochilaço, Jornada de Espiritualidade e a Missão de Semana Santa.

Ao final daquele mesmo ano, iniciou-se no Brasil, ressonância da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013), a articulação de um trabalho com Juventudes e Vocações Nacional que culminou com o Programa MAGIS Brasil, em 2015. Naquela circunstância, todas as ações com juventudes foram incorporadas ao programa, inclusive o que hoje é o Espaço MAGIS Manaus. Desde então, estamos integrados em rede pela vida das juventudes.

  • Missão: O Programa MAGIS Brasil, como Rede Inaciana de Juventudes, é um serviço da Companhia de Jesus que articula, promove e acompanha ações apostólicas com jovens. Ele oferece experiências, formação e acompanhamento para os ajudar a construir um projeto de vida cheio de esperança a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. Em Manaus temos um olhar especial pelas juventudes amazônidas e suas realidades.
  • Visão: Ser vista como uma obra que ajuda a formar uma juventude com projeto de vida engajado na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, tendo como base a espiritualidade inaciana.
  • Valores: Não foram informados.
  • Beneficiários diretos e Indiretos: Sendo rede inaciana de serviço às juventudes, atende Jovens de diversas realidades eclesiais e sociais (paróquias, pastorais e movimentos de juventude, colégios, universidades, organizações sociais, entre outras), com uma especial atenção a jovens empobrecidos. 

ATUAÇÃO

  • Formação Continuada na Pedagogia Inaciana: com Campanhas temáticas do Programa MAGIS Brasil, Jornada de Espiritualidade Inaciana etc..
  • Experiências de Inserção Sociocultural: Missão Jovem de Semana Santa, Puxirum, Voluntariados etc..
  • Exercícios Espirituais: com oferecimento de exercícios em etapas e retiros temáticos.
  • Vivências: com o oferecimento do Mochilaço Jovem, uma Peregrinação geográfica e interna.
  • Outras atividades temáticas pontuais adaptadas conforme as circunstâncias: a exemplo, às lives.

REDES DE COLABORAÇÃO

  • Rede de Centros e Espaços MAGIS de Juventudes por meio do Programa MAGIS Brasil
  • Rede de Obras e Serviços no Núcleo Apostólico Manaus

MURAL DE FOTOS

INFORMAÇÕES DE CONTATO

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Espaço Magis Manaus
ENDEREÇO
Avenida Leonardo Malcher, 339, Aparecida, CEP: 69010-455, Manaus/AM
CONTATO
(92)99978-2207
[email protected]

facebook.com/espacomagis.manaus

Instagram.com/espacomagis.manaus

DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
Sem coordenação. Agente de Pastoral: Renato Duarte/ Assessoria: Klebson Dantas SJ

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas

NEWSLETTER

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por