Fim de semana é marcado por festividades de Nossa Senhora de Lourdes

A temporada de festejos foi marcada por rezas diárias do terço Mariano, além de missas em alusão a protetora dos enfermos. 
imagem da Santa Lourdes na igreja

 

Considerada a padroeira dos doentes, Nossa Senhora de Lourdes foi celebrada com festividades nesse fim de semana, em Belém-PA. A programação que ocorreu desde o dia 30 até o dia 11 deste mês, teve como tema “Nossa Senhora de Lourdes, ensina-nos a caminhar em comunhão com a igreja”.  

O tema deste ano foi escolhido a partir de dois momentos importantes vivenciados pela Igreja Católica: a Campanha da Fraternidade 2022, que reforçava a importância da educação, e o Sínodo 2023 convocado pelo Santo Papa. A programação foi marcada por rezas diárias do terço Mariano, além de missas em alusão a protetora dos enfermos. 

As missas de festividades ocorreram durante 13 dias e foram celebradas por vários cônegos convidados. O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e Dom Teodoro Mendes, Bispo da Diocese em Ponta de Pedras-PA, foram alguns dos celebrantes. O capelão da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Adilson de Almeida também esteve nas celebrações e animou toda a programação local. “O que importa é o que representa para a comunidade, celebrar a padroeira, a Maria, mãe mestra”, disse ele.  

No percorrer da programação, foram abordados uma série de temas voltados para o estudo acerca da vida e testemunho da padroeira. Entre os temas expostos estiveram: A igreja, Mãe e Mestra; Maria, discípula fiel na anunciação; Maria, Mãe e Mestra aos pés da cruz e na ressurreição; e Maria, Mãe e Mestra da Oração e da vida da Igreja 

 

O Milagre em Lourdes

A igreja católica celebra a santa no dia 11 de fevereiro porque neste dia, em 1858, uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete presenciou a primeira aparição da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. 

No testemunho, que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje, a menina narra que havia saído para buscar lenha na mata próxima a vila que morava, na cidade de Lourdes, na França, e ao ouvir um barulho voltou-se para uma gruta. No local, ela viu0 uma senhora vestida de branco, com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. 

De acordo com a Igreja Católica, foram 18 aparições no total e, em uma delas, Nossa Senhora de Lourdes pede para que a jovem diga aos sacerdotes para construírem uma capela no local.   

Para que os pescadores acreditassem nas aparições e nos pedidos feitos, a menina que tinha na época apenas 14 anos, começou a cavar o chão da gruta. Apesar de se tratar de um local seco, começou a jorrar água e a partir daquele momento passou-se a creditar à fonte, a cura milagrosa de enfermidades  

 

Mensagem do Capelão 

A temática visa justamente fazer com que todas as nossas presenças vivas que pertencem a nossa região pastoral de Santana, da arquidiocese de Belém, vivam essa pertença a igreja em saída. 

Escolhemos este tema, que nos ensina a caminhar em comunhão com a igreja, porque a igreja Somos Todos nós e nós queremos construir uma igreja cada vez mais unida, mais que comunhão e participação, onde clero, religiosos, leigos e todos que fazem parte desse caminho possam estar unidos pelo mesmo espirito de unidade união e fé. 

Maria é mãe de Jesus, mas também é educadora de Jesus. Nesse sentido, nós somos convidados a acolher Nossa Senhora que vem nos visitar, em nossas famílias, nossos movimentos e pastorais e serviços, na nossa Região de pastoral e nas instituições da nossa Arquidiocese, como esta mãe e educadora. […] Façam tudo o que Ele vos disser! E fazer tudo que Jesus diz é estar em comunhão com o evangelho de Cristo, estar em comunhão com o evangelho é estar em comunhão com a Igreja de Cristo, anunciadora do evangelho. 

 

Confira a galeria:

 

 

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas