Fé e Alegria Boa Vista

HISTÓRIA

Diante da situação emergencial do alto fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil, Fé e Alegria Boa Vista é o resultado da observação, discernimento e ação de homens e mulheres que reconheceram a necessidade de estarmos presentes aqui, nas fronteiras da exclusão,  entre eles: Ronilson Braga, Agnaldo Junior e Pedro Pereira (Pedrinho), padres jesuítas que promoveram esta obra da Companhia de Jesus no norte do Brasil. Foi assim que, em fevereiro de 2018, começou um caminho de grandes desafios e aprendizados. Primeiro no trabalho com as crianças, e depois aos poucos com suas famílias e a comunidade que as acolhe. 

Nos primeiros anos fundamos nosso serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de até 15 anos, garantindo-lhes um serviço básico de proteção e alimentação que favorecesse sua inserção na sociedade brasileira e o gozo de seus direitos. Hoje, 4 anos depois, a Fundação Fé e Alegria acompanha diversas famílias migrantes e brasileiras diante de uma pandemia que atinge todos os países, inclusive o Brasil.  Uma colaboração por meio da ajuda humanitária que inclui alimentos, kits de higiene para a prevenção da Covid-19, recargas de gás, enxovais para gestantes, além dos serviços que já realizamos. 

  • Missão: Impulsionar, a partir das comunidades nas quais trabalha, de forma colaborativa, processos educativos integrais, comprometendo-se com a transformação das pessoas para desenvolver sistemas sociais justos e democráticos.
  • Visão: Ser uma referência em Educação Popular, inclusiva e de qualidade, trabalhando nas fronteiras de maior exclusão social e incidindo em políticas públicas para construção de sociedades equitativas, solidárias, participativas, livres de violência e que respeitam a diversidade.
  • Valores: em nossos valores estão a defesa dos direitos da criança e adolescente, promoção de uma educação de qualidade inclusiva, desenvolvimento da arte e da cultura nos meios populares e formação para o mundo do trabalho
  • Beneficiários diretos e Indiretos: A unidade de Boa Vista no ano 2020 contabilizou 2990 beneficiários diretos (crianças e adolescentes), e mais de 8970 beneficiários indiretos (Calculados segundo carga familiar média de 3 por beneficiário direto.) 

ATUAÇÃO

  • Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) no Centro Social São Francisco Xavier.
  • Serviço de Casa de Passagem. Em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, inauguramos no mês de junho de 2021, a Casa de Passagem “José María Velaz”, preparada para acolher famílias a caminho de outros estados do Brasil por meio da operação acolhida do Exército Brasileiro, em sua estratégia denominada “Interiorização”.
  • Programa de formação de empreendedores que contribui também para a integração e independência econômica das famílias que decidem instalar-se na cidade de Boa Vista, não só formando futuros gestores de pequenos negócios, mas também os acompanhando e apoiando durante quatro meses enquanto o seu negócio gera os primeiros frutos.
  • Projeto “Cuidando da Casa Comum” que faz parte da iniciativa de ecologia integral da Federação Internacional da Fé e Alegria. Por meio deste projeto, acompanhamos lideranças indígenas das etnias Warao, Eñepa, Kariña e Pemon com treinamento, pesquisa e atividades que promovam a valorização e preservação de sua língua e cultura. 

REDES DE COLABORAÇÃO

  • Federação Internacional de Fé e Alegria, por meio do projeto pan-amazônico que inclui  Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e Brasil com abrangência em Boa Vista e Manaus.
  • Núcleo Apostólico Roraima da Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) da Província dos Jesuítas do Brasil.
  • Diocese de Roraima por meio da articulação de serviços e pastorais sociais.
  • Operação Acolhida do Exército Brasileiro por meio do apoio a interiorização de migrantes e refugiados.
  • Rede de economia solidária “Francisco e Clara” apoiada pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA).

MURAL DE FOTOS

INFORMAÇÕES DE CONTATO

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Fé e Alegria – Boa Vista
ENDEREÇO
Av. Ataíde Teive, n. 2386, Liberdade, CEP: 69309-000,  Boa Vista/RR
CONTATO
(95) 991576940
[email protected] 
facebook.com/fealegriarr

Instagram.com/fealegriarr

DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
Direção: Antonio Tabosa Gomes SJ |  Coordenação: José Alberto Romero 

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas

NEWSLETTER

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por