Fé e Alegria Amazonas

HISTÓRIA

Fundada legalmente em 2007, a Fundação Fé e Alegria Amazonas iniciou suas atividades em 2008 por meio do projeto Escola Alternativa que tinha como objetivo o acompanhamento de estudantes de nível médio das escolas públicas adjacentes, a fim de cooperar para o acesso à Universidade. Desse modo, as atividades ofertadas eram atividade de acompanhamento para o pré vestibular, contando com aulas em classe, retiros espirituais, pesquisas de campo, canto coral e aulas de idiomas. 

Em 2010 vislumbrando o alcance de uma nova demanda de usuários o Centro iniciou suas atividades com crianças e adultos da comunidade.  Por meio do projeto Apoema, cujo nome vem do idioma Tupi que significa “Quem enxerga além das fronteiras, além do horizonte, aquele que vê mais longe” iniciou-se as ofertas de oficinas socioeducativas para crianças de 06 a 14 anos de idade. No mesmo ano o Centro de Educação e Cultura Grande Vitória, iniciou a oferta de cursos profissionalizantes à comunidade, ofertados em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM.

Atualmente o Centro de Fé e Alegria continua a desenvolver suas atividades nos projetos Apoema e Qualificação Profissional, todas essas pautadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em média são atendidos anualmente 100 famílias no projeto Apoema e 300 beneficiários no projeto de Qualificação Profissional.

  • Missão: Impulsionar, a partir da comunidade em que estamos colaborando, com os processos educativos integrais, comprometendo-se com a transformação das pessoas para desenvolver sistemas sociais justos e democráticos.
  • Visão: Ser referência em educação popular, inclusiva e de qualidade, trabalhando nas fronteiras de maior exclusão social e incidindo em políticas públicas para construção de sociedades equitativas, solidárias, participativas, livres de violência e que respeitam a diversidade.
  • Valores: defesa dos direitos da criança e adolescente; promoção de uma educação de qualidade e inclusiva; desenvolvimento da arte e da cultura nos meios populares; formação para o mundo do trabalho.

ATUAÇÃO

As atividades ofertadas pelo Centro de Fé e Alegria Amazonas perpassam:

  • Mobilizações para a cidadania na comunidade (Ações Sociais, caminhadas, reivindicações, dentre outros): As mobilizações para a cidadania na comunidade são ações realizadas por Fé e Alegria em parceria com instituições locais, equipamentos públicos e demais órgãos de trabalho em rede que possibilitam uma ação mais efetiva acerca de uma problemática local e/ou social na comunidade e/ou no município. Dentre as reivindicações mais frequente estão a questão da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a promoção da cultura de paz, a prevenção das violências e uso de drogas, o cuidado ao meio ambiente, dentre demais temáticas.
  • Inserção e participação em espaços de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, dentre outros espaços de garantia e defesa dos direitos: Esta atividade acontece a partir do mapeamento e organização de uma agenda das redes locais de defesa do direito da criança e adolescentes e demais direitos.  Por meio da participação nesses espaços de diálogos e reivindicações há a possibilidade de estreitamento de parcerias com órgãos e entidades locais favorecendo a construção e fortalecimento de uma rede de apoio no campo socioassistencial.
  • Cursos de Qualificação Profissional: Visando fomentar a promoção da qualificação e a aquisição de habilidades no campo da inclusão digital, e demais áreas as atividades ofertadas perpassam a oferta de cursos de informática básica e avançada, cursos na área da beleza (corte e escova, colorimetria, manicure, dentre outros), cursos na área administrativa (contabilidade, assistente administrativo, dentre outros), na área alimentar (doces e salgados, tortas e bolos, culinária regional, dentre outros), dentre demais cursos que são realizados mediante a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM.
  • Oficinas Socioeducativas: Os educadores realizam oficinas socioeducativas voltadas as crianças e adolescentes, previamente planejadas a partir das avaliações institucionais, da análise de contexto e demandas da realidade local, visando trabalhar as principais necessidades do grupo de forma contextualizada, crítica e integral, potencializando as habilidades e competências dos usuários atendidos. Essas oficinas são norteadas por temáticas gerais que envolvem temas como: Saúde, Meio Ambiente, Direitos e Deveres, Infância e Adolescência, dentre outros. As oficinas socioeducativas são organizadas nas seguintes áreas.
  1. Cidadania e Esporte – objetiva desenvolver oficinas de cidadania utilizando o desporto como ferramenta de mudança social. Promover atividades que desenvolvam habilidades motoras e cognitivas de maneira planejada e aliada a promoção do coletivo.
  2. Meio Ambiente – objetiva desenvolver oficinas voltadas para temáticas ambientais, cuidado com a casa comum, em conexão com os documentos básicos e com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Desenvolver ações em rede com outras frentes e obras da Companhia de Jesus em Manaus (SARES).
  3. Música/Dança – objetiva promover atividades musicais como: coral, flauta doce, violão, Hip hop e demais expressões artísticas.
  4. Informática e Leitura – objetiva desenvolver oficinas de inclusão digital aliada à leitura e contação de histórias. O objetivo é ampliar as dimensões das leituras que são possíveis (livros e computador) e colaborar no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. 
  • Visitas técnicas orientadas em espaços formais e não formais: As visitas técnicas orientadas em espaços formais e não formais é uma ferramenta importante para desenvolver o trabalho de pesquisa e conhecimento do contexto local, social e cultural de nossa região. O objetivo da atividade é oportunizar aos usuários o acesso a experiências, a informação, aos bens culturais, dentre demais vivencias que oportunizem aos usuários um olhar mais amplo, crítico e realista do mundo que o cerca, porém, de modo dinâmico e lúdico.   Os locais de visita vão desde a própria comunidade até museus, teatros e parques de diversões. Assim, as ações voltadas às visitas orientadas têm como papel fundamental apresentar a diversidade cultural, social e demais expressões de nossa sociedade.
  • Encontro com as famílias: Esses encontros são realizados bimestralmente com as famílias com o objetivo de melhorar o fortalecimento de vínculos. Nestes encontros são tratados temáticas que priorizam o cuidado no âmbito das relações, a mediação de conflitos, direitos e deveres, a importância do acompanhamento escolar, sensibilização quanto aos aspectos sociais, ambientais e culturais da comunidade, dentre demais temáticas.
  • Ações contínuas e periódicas de convivência com usuários diretos e indiretos: Por meio desta atividade, os usuários participam de atividades diversas, podendo ser: mostras, torneios, campeonatos, concursos, cine fóruns, campanhas comunitárias, atividades festivas, dentre demais ações que favorecem um momento de convivência mais estreito entre os grupos atendidos diretamente, bem como possibilita o fortalecimento da relação Comunidade – Centro.

REDES DE COLABORAÇÃO

  • Fórum de defesa da Criança e do Adolescente – FEDCA
  •  Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM
  • MESA BRASIL – Sesc Amazonas.

MURAL DE FOTOS

INFORMAÇÕES DE CONTATO

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Fé e Alegria Amazonas
ENDEREÇO
Rua Tocantinópolis (antiga rua Maringá), N° 237,  Grande Vitória – São José Operário – Manaus/AM
CONTATO
(89) 99926-0966
[email protected]

[email protected] 

Facebook/FundacaoFeEAlegriaAmazonas

Instagram/fealegriaam

DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
Coordenação: Maria Cleide Nascimento da Silva

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas

NEWSLETTER

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por