A Mostra CineFront Clube Direitos Humanos na Amazônia realizada numa parceria TramaTeia Produções e Instituto Zé Claudio & Maria – IZM, trata-se de uma atividade de cinema e educação itinerante com oficinas pedagógicas sobre direitos humanos e exibições de filmes seguidas de debates, passando por comunidades e escolas em áreas rurais, ribeirinhas e terras indígenas nos municípios de Marabá, Itupiranga, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará, e também sessão na sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém.
Os filmes selecionados são obras em média-metragem, de diretores paraenses ou erradicados na Amazônia, filmados na própria região, entre eles “Maria & Zé Claudio” (2022), que conta a história dos extrativistas-ambientalistas que inspiraram a criação do IZM. Os demais filmes são obras que tematizam a luta das comunidades amazônicas contra os impactos socioambientais da mineração, agronegócio, hidrelétricas e comércio madeireiro ilegal e pela defesa das suas culturas e territórios: Aquém Margens (2015), S11D Conflitos (2022), Piquiá de Baixo (2022), KATU (2019), Cantar é Saúde Timbira (2022), e Na Fronteira do Fim do Mundo (2022).
Para Claudelice dos Santos, coordenadora da IZM, a principal importância da Mostra é o olhar territorial sobre os acontecimentos, o contexto e as histórias de lutas e desafios do povo paraense. “A importância do CineFront para a região é principalmente porque fala da realidade da região, dessa região de fronteira, que é uma fronteira da expansão agrícola, do desmatamento, da violência no campo, na floresta e pelas águas, inclusive por megaprojetos”. Ela compreende que essa realidade por meio da cinematografia é capaz de “ser desvelada”, principalmente as que conotam conflitos enfrentados no cotidiano. Também vai colaborar para visibilizar “a cultura e sobre o modo de vida e de viver que são ameaçados de certa maneira”, afirmou.
A Mostra CineFront Clube Direitos Humanos na Amazônia é realizada com financiamento do Edital “Prêmio Mergulho – Fomento, Difusão e Produção Audiovisual com Ocupação da Casa das Artes”, da Fundação Cultural do Pará (Edital nº 005/2023).