No coração da Amazônia, o IV Módulo do Curso de Formação em Educação Popular, intitulado “Educação Popular e Ecologia Integral II: Interculturalidade e Diversidades”, foi realizado nos dias 25 e 26 de agosto. Promovido pelo Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), em colaboração com o projeto de Educação Popular do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), o curso abordou temas relevantes para a formação de educadores comprometidos com a interculturalidade, espiritualidade, sustentabilidade e a diversidade.
O evento teve lugar na Chácara Dom Luciano Mendes de Almeida, situada na rodovia AM 010, e reuniu 30 educadores populares dedicados à promoção da educação transformadora. A abertura do curso foi marcada por uma mística de sensibilização temática, que permitiu a todos os participantes se conectarem profundamente com a natureza e com os princípios da Educação Popular e da Ecologia Integral.
As atividades tiveram início com um jantar acolhedor e a apresentação dos participantes. Uma nota de destaque foi a performance musical do, Pe. Adriano Hahn, SJ, que apresentou sua “Música da Educação Popular”, juntamente com Mercy Soares, Educadora do SARES. Em seguida, os participantes foram envolvidos em uma experiência mística com orações e o uso de ervas e essências, proporcionando um contato íntimo com a natureza e um momento de partilha e renovação de energias.
No segundo dia, após uma noite de pernoite na chácara, os participantes foram expostos a diferentes oficinas e à pedagogia do diálogo inter-religioso. Cada participante teve a oportunidade de explorar e vivenciar uma ou duas das seguintes oficinas: afro, feminina, inaciana, indígena e LGBTQI+. Essa abordagem permitiu uma conexão mais profunda com o sagrado e sua relação com o cuidado da “Casa Comum”.
Mãe Janete Lembajinan, representante da Associação Cultural dos Povos Bantos do Brasil, participou do módulo e disse ter ficado muito contente pelo espaço “divulgar não só a cultura religiosa, mas também a preocupação com a mãe natureza, com o ambiente tão sofrido e machucado pela mão humana”. Para ela, todos devemos ter o mesmo cuidado para com a casa comum: “A espiritualidade nos envolve, pois, a natureza é mãe e ela é dotada de espíritos. E todos nós fazemos parte dessa natureza divina de Zambo”.
Para a representante das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Manaus – CEBS, Carmem Santana, os dois dias de reunião, discutindo e conhecendo diferentes espiritualidades, permitiu um importante passo para o desenvolvimento de metodologias que atinjam todos os povos: “Devemos pensar para além da educação tradicional, mas em uma educação mais ampla, que seja preocupada com a natureza, com a casa comum, o corpo, a alma e toda a ancestralidade que nos cerca”. Carmen conclui dizendo que “ser educadora popular no dia de hoje é ser uma multiplicadora, é pensar no dia de amanhã, no ser que vem amanhã”.
Para o coordenador do SARES, Pe. Adriano Hahn, SJ, a ocasião foi extremamente enriquecedora por desenvolver diálogos, principalmente o diálogo inter-religioso. “Esse momento é muito significativo porque nós trabalhamos justamente a espiritualidade na educação popular, permitindo não só um momento de encontro das pessoas, mas também de amorosidade, porque escutar o outro, reconhecer o outro e ser reconhecido é fundamental para nós construirmos um mundo mais justo, que não haja exclusões”, afirmou o padre.
Sobre o curso
O IV Módulo do Curso é parte integrante do Projeto Comum de Educação Popular da Rede de Justiça Socioambiental do OLMA. A proposta desse projeto é oferecer formação em educação popular, política e cidadã em nível nacional, abrangendo os centros e obras sociais da Companhia de Jesus no Brasil. Composta por seis módulos, a estrutura do curso visa sensibilizar educadores para incorporar práticas de educação popular em seus trabalhos, especialmente em contextos vulneráveis, promovendo uma abordagem mais humana, crítica e libertadora.
A estrutura do Curso conta com seguintes módulos:
- I Módulo: Educação Popular como pedagogia da autonomia;
- II Módulo: Educação Popular e novos paradigmas;
- III Módulo: Educação Popular e Ecologia Integral I;
- IV Módulo: Educação Popular e Ecologia Integral II – Interculturalidade e Diversidades;
- V Módulo: Educação Popular e Ecologia Integral III – As dimensões da Práxis
- VI Módulo: Seminário Oficina de Saberes.
A iniciativa está alinhada com o Projeto Apostólico Comum (PAC 2. 2021-2027) da Companhia de Jesus, que prioriza a experiência espiritual e a formação integral. A proposta também se encaixa na visão delineada na “Carta ao Corpo Apostólico da Companhia de Jesus na América Latina e Caribe”, emitida pela Conferência dos Provinciais da América Latina – CPAL, destacando os eixos de diálogo intercultural e inter-religioso, bem como a importância da educação de qualidade.
Como resultado deste processo formativo, espera-se o fortalecimento de redes locais de educadores populares vinculados à Rede de Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil. O curso não apenas enriquece o conhecimento dos participantes, mas também fomenta a construção de uma rede comprometida com a Educação Popular e a Ecologia Integral na rica Amazônia.