Jesuíta amazonense contribui com a igreja no Sínodo dos Bispos em Roma

Pe. Adelson dos Santos, SJ, destaca a importância da experiência espiritual, moldando uma visão transformadora para a Igreja Católica.
Jesuíta amazonense contribui com a igreja no Sínodo dos Bispos em Roma

O padre jesuíta e amazonense Adelson Araújo dos Santos, SJ, desempenhou um papel significativo na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro, debatendo o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’. O religioso, autor do livro Os passos espirituais do caminho sinodal, enfatizou a importância de partilhar experiências internas em vez de conceitos abstratos. 

Em uma entrevista recente para o jornal A Crítica, o padre Adelson destacou a natureza do sínodo como um organismo convocado pelo Santo Padre para debater temas específicos. Ele compartilhou sua experiência como colaborador no Sínodo sobre sinodalidade, apontando formas de como a Igreja Católica pode caminhar unida com todas as suas expressões. 

“O Sínodo não é um evento, mas um processo”, sublinhou o jesuíta, defendendo que essa prática deve se transformar em um estilo de vida e imbuir-se de uma espiritualidade duradoura. Ele enfatizou a importância do discernimento e escuta, inspirado pela espiritualidade do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola. 

Durante o Sínodo, ele ressaltou a presença de uma “teologia afetiva”, que vai além do raciocínio e permite que a fé toque o coração. Ele defende a sinodalidade como uma característica fundamental da comunidade cristã, presente desde os primórdios da Igreja. 

Adelson Araújo dos Santos, além de ser professor na Universidade Gregoriana em Roma, é o único brasileiro na comunidade de padres e irmãos que lá residem. Ele exerce também o cargo de diretor do Centro São Pedro Fabro, dedicado à formação de lideranças nas casas jesuítas ao redor do mundo. 

Seu mais recente livro, Os passos espirituais do caminho sinodal, lançado em outubro deste ano pela editora Loyola, reflete não apenas sua expertise no assunto, mas também sua dedicação à transformação da Igreja para o novo milênio. 

Para ler a entrevista concedida à coluna Bem Viver do jornal A Crítica, de circulação no estado do Amazonas, confira aqui.

 

Encontro Virtual sobre  a participação no Sínodo

A Rede de Colaboração, Fé e Espiritualidade (Rede Servir) da Província dos Jesuítas do Brasil convidou Pe. Adelson Araújo, SJ, e o Pe. Miguel Martins, SJ, que participaram da edição do Sínodo em Roma, no mês de outubro, para um encontro virtual, no qual irão comentar sobre esse importante evento da Igreja no mundo.

A iniciativa acontece hoje (27), às 16h (horário de Brasília), pelo canal no Youtube Jesuítas Brasil.

O evento é livre de inscrição. Participe!

Cartaz Rede Servir

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas