Entre sorrisos, olhares afetuosos, abraços, escuta atenta, diálogos e um espaço privilegiado de conexão com a natureza, aconteceu a Jornada Internacional de Comunicação da Companhia de Jesus. O evento ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), na Casa de Retiros Padre Anchieta (Carpa), entre os dias 07 e 11 de agosto. Reuniu, aproximadamente, 60 participantes que exercem o ofício profissional de comunicar o evangelho de Cristo encarnado nas diversas frentes apostólicas inacianas, na Igreja, nas sociedades e culturas.
A Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe (Cpal) e a Província dos Jesuítas do Brasil uniram esforços para a realização desse momento que tinha entre seus objetivos fortalecer o trabalho sinérgico de comunicação entre as províncias jesuíticas latino-americanas. A primeira parte do evento foi direcionada a um grupo menor de participantes, tratava-se dos representantes dos escritórios de comunicação provinciais da Colômbia, Venezuela, Argentina, Bolívia, Chile, Centro-América, Peru, Equador, México, Paraguai e Brasil.
Inspirados pela pedagogia inaciana, cada escritório que integra a Cpal apresentou as consolações e desolações que envolvem superação e limites encontrados no desenvolvimento do trabalho para uma comunicação eficaz na Companhia de Jesus. Também foi um momento oportuno da troca de boas práticas, linhas de ações, projetos no horizonte das Preferências Apostólicas Universais, norteadas nos Planos Apostólicos das Províncias e no Projeto Apostólico Comum (Pac2) da Cpal.
Para Paula Penélope Loor Obregón, da Província do Equador, “O encontro foi muito inspirador. O encontro presencial nos ajudou a nos aproximar, a reconhecer que temos pontos em comum e também características únicas que nos identificam. Compartilhar nossa própria experiência e conhecer a experiência de outros escritórios nos ajuda porque podemos nos ver refletidos nos processos pelos quais outros países já passaram ou estão passando no momento.”
O Presidente da Cpal, Pe. Rafael Garrido, SJ, expressou que do seu ponto de vista vários momentos foram importantes, e salientou que essa articulação dinamizadora é fundamental para a missão da Companhia de Jesus em cada província e em toda Cpal.
“Em primeiro lugar, acredito que pudemos nos encontrar e nos reconhecer. E, junto com isso, identificar também o que nos motiva em meio à missão e o que é obstáculo para um bom desempenho nela. Também pudemos compartilhar os elementos identificadores dessa comunicação que queremos levar adiante, e o que dela poderíamos encontrar em comum e que também pode nos impulsionar a continuar em nossa missão com maior relevância e aproveitando todos os recursos”, disse ele.
Também frisou que encontrar um clima de diálogo fraterno durante o encontro ajudou “a compartilhar com mais fluência temas com a necessidade de uma comunicação mais enfática e pertinente para os momentos de crise”. Pe. Rafael diz esperar que esses processos de articulação continuem sendo aprofundados em benefício da missão.
O grupo ainda visitou obras da missão da Companhia de Jesus no Brasil, que incluiu visitas ao Colégio Santo Inácio da Rede Jesuíta de Educação Básica, à Igreja de Santo Inácio de Loyola e ao Centro Educativo Padre Agostinho Castejón. Esse último, é um projeto social localizado no morro de Santa Marta, área de intensas vulnerabilidades econômicas, sociais e ambientais.
Encontro dos hermanos (as) com os comunicadores brasileiros (as)
No dia 9, o grupo cresceu, as paredes da Carpa ressoavam as vozes alegres que adentravam o casarão, chegavam os comunicadores e as comunicadoras do Brasil. A Jornada uniu o encontro dos escritórios provinciais de comunicação da Cpal com o encontro de comunicadores da Província do Brasil. A edição desse ano recebeu a temática Desconectando para conectar e possibilitou aproximação e diferentes aprendizados aos participantes.
Como momento de integração, todos foram convidados a segurar uma fita e sem soltá-la cada pessoa devia entrelaçar-se aos outros participantes, buscando conhecê-los e também se apresentar. O coordenador de Comunicação da Província do Brasil, Paulo Moregola, explicou que a ideia ia além da apresentação, pois era possível refletir sobre conexões, bastando olhar a fita no final da dinâmica. Dizia que algumas conexões são mais fáceis que outras, mas “a rede é uma só e que cada uma pessoa contribui de sua maneira.”
Programação Comum
Durante o evento, os jesuítas Pe. Rafael Garrido (Presidente da Cpal), Pe. Mieczyslaw Smyda (Provincial do Brasil) e o Ir. Davidson Braga (Sócio do Provincial do Brasil) fizeram uma explanação sobre o Governo, instâncias de colaboração e mecanismos de atuação. O Plano Apostólico Comum da Cpal, e os Planos Apostólico e Estratégico da Província do Brasil foram os exemplos citados como esses mecanismos e como estão conectados.
Tifanny Trejo, responsável pelo Escritório de Comunicação da Cpal, também fez uma apresentação institucional, apontando as prioridades e os desafios de caminhar como Companhia na América Latina.
Na ocasião, o Professor e coordenador da Central de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Fundador do Ecoa (ecossistema multidisciplinar de inovação e ações educacionais da PUC-Rio), Gustavo Robichez, também apresentou a todos a plataforma Discern. Essa é uma nova ferramenta entregue pelo Escritório de Comunicação da Província do Brasil em parceria com a Puc-Rio para conectar as frentes apostólicas com a sociedade por meio da virtualização e categorização de conteúdos midiáticos, etc.
Para colaborar com a atuação e expertise dos profissionais de comunicação foram oferecidas duas palestras na grade de programação da Jornada. Uma com a temática “Comunicação para o cuidado: políticas, protocolos e posicionamentos para uma gestão efetiva das crises”, com a consultora Rosângela Florczak, a mesma que está colaborando com a criação do Sistema de Cuidado e Proteção da Província dos Jesuítas do Brasil. E, a outra palestra tratava-se de um caso de sucesso sobre a Unimed que se referia a construção de uma marca de valor, com Débora Nassif, coordenadora da marca Unimed-Rio.
Além disso, embasados pela mística inaciana, os participantes foram envolvidos na experiência Vinde e Vede. A partir de um pomar construído no jardim da Carpa, cada participante colheu frutas diversas em uma cesta e concomitantemente àquele movimento foram provocados por suas experiências pessoais, intervenções do cotidiano, intuições e saberes que afetaram suas escolhas, dessa ou daquela fruta. Em cada uma delas existia uma foto diferente. A ideia era perceber as Preferências Apostólicas Universais como norteadoras da Comunicação.
No encerramento da Jornada, aconteceu o lançamento do novo site dos Jesuítas do Brasil e da Campanha eu te farei Companhia. Todos os participantes foram convidados a uma conexão maior desde os locais onde atuam para uma comunicação mais integrada.
A participação dos Comunicadores da PAAM – BRA
Estiveram presentes na Jornada, Ana Lúcia Farias e Felipe Moura, ambos atuam no Escritório da Província na Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) como parte da Equipe de Comunicação Nacional dos Jesuítas do Brasil, anfitriã do evento. Os dois, além de colaborarem com a organização do evento também puderam partilhar a vida, os sonhos e desafios do ofício de comunicação.
Fotos: Felipe Moura / Ascom PAAM – BRA.