Mensagem do novo Bispo da Diocese de Parintins – AM

Papa Francisco acolhe pedido de renúncia e nomeia Dom José Albuquerque bispo para a Diocese de Parintins (AM).

Cartaz Reprodução - CNBB

“Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi” (João 15,16)

 

Caríssimo Dom Giuliano Frigeni,

Querido povo de Deus,

Irmãos presbíteros e diáconos, Irmãs religiosas, e todas as autoridades constituídas nos diversos municípios que fazem parte da Diocese de Parintins,

 

Neste dia em que é publicada a minha nomeação como bispo da Diocese de Parintins, envio-lhes minha saudação e meu abraço fraterno. Compartilho com todos vocês a minha alegria e plena confiança no chamado de Cristo para esta nova missão. Agradeço a Deus e ao Papa Francisco por me permitir continuar servindo a Igreja que está na Amazônia.

Apesar das minhas limitações e fraquezas, aceitei este desafio, em comunhão com o ministério episcopal de Dom Giuliano, que tanto amou e serviu esta diocese nestes quase 24 anos como um pai zeloso e abnegado. Seu ardor missionário é, para mim, motivo de inspiração e de inquietação evangélica.

Desejo colocar-me à disposição de todos, com especial atenção aqueles que nos mostram o rosto desfigurado de Cristo Crucificado. Espero contribuir no caminho sinodal que trilhamos no Regional Norte 1 da CNBB, em sintonia com o magistério do Papa Francisco e com o episcopado em nosso país. Em pleno Ano Vocacional, acolho com gratidão este “presente” para a minha vida, ao receber a honra em ser o 5º Bispo – o 1º amazonense – deste amado povo de Deus que está na Diocese de Parintins. Sou imensamente grato pelo testemunho dos missionários do PIME que ajudaram a escrever a história da evangelização em terras parintinenses.

Conto com as vossas orações. E saibam que já os tenho em meu coração e em minhas humildes preces. Que as bençãos divinas nos sejam concedidas por meio da intercessão de Nossa Senhora do Carmo, reverenciada de forma terna e carinhosa como a Flor do Carmelo, neste tempo feliz no qual nos preparamos para celebrar o Natal do nosso Salvador.

Até breve,

 

Dom José Albuquerque de Araújo
Bispo Eleito da Diocese de Parintins, AM

Manaus, 21 de dezembro de 2022.


 

Nomeação

O Papa Francisco, nesta quarta-feira, 21 de dezembro, nomeou dom José Albuquerque de Araújo, atual bispo auxiliar de Manaus (AM), como bispo diocesano de Parintins (AM). A Nomeação ocorre após o Pontífice acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Giuliano Frigen que esteve à frente da Diocese de Parintins desde 25 de março de 1999.

 

Dom José Albuquerque

Atual bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM) nomeado desde junho de 2016, é natural da cidade de Manaus, tem 54 anos, é membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB desde 2019. Ao longo da vida teve atuações com o acompanhamento das vocações, foi professor de Teologia, trabalhou como reitor do Seminário São José por bastante tempo, foi pároco em diversas igrejas na cidade e foi um dos delegados do Sínodo para a Amazônia, ocorrido em Roma, em 2019. Além dessas, outras atribuições também lhe foram confiadas  em diferentes momentos da vida missionária em seu apostolado sacerdotal.

 

Mensagem da Companhia de Jesus na Amazônia

Com alegria e ânimo no testemunho de fé de Dom José Albuquerque, à Preferência Apostólica Amazônia – PAAM dos Jesuítas do Brasil parabeniza o novo Bispo de Parintins – AM. Rogamos ao Menino Jesus que ilumine essa nova missão de bom pastor  e com a intercessão de Nossa Senhora da Amazônia e Santo Inácio de Loyola, os Jesuítas e todo corpo apostólico da Companhia, principalmente na Arquidiocese de Manaus, roga ao Pai pela sua nova missão.

 

Fonte: CNBB e Arquidiocese de Manaus.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Ana Lúcia Farias

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas