Neste dia 31 de julho, celebramos o fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola, que em sua autobiografia refere-se a si mesmo como um Peregrino. Mas, a peregrinação com a qual ele se comprometeu na vida foi muito além do sentido geográfico. Aconteceu e cresceu no íntimo do coração, uma peregrinação interior.
A história do peregrino iniciou na região norte da Espanha. Ele era um jovem de cavalaria, de família nobre, que sonhava com glórias militares e honrarias e esbanjava uma vida de vaidades. Tudo mudou na batalha de Pamplona quando ficou gravemente ferido. No seu período de recuperação, com a graça de Deus, Inácio iniciou uma jornada profunda de conversão.
Dali em diante, Inácio começou a desejar os sonhos de Deus. A experiência de Inácio em Montserrat, em Manresa e à margem do Rio Cardoner como lugares significativos em sua história, também nos propõe, hoje, a buscar um lugar de encontro com o Senhor para descobrir sua vontade. Como tem sido a sua experiência de se encontrar com o Senhor em lugares importantes para você?
Nesse dia comemorativo, queremos te convidar a estar conosco, celebrando em diferentes lugares onde a Companhia de Jesus está presente. Mas, não é um simples deslocar-se, é um convite a um novo modo de vida e de se situar no mundo de hoje para viver o “magis”, o “mais” “para a maior gloria de Deus”.
Feliz festa de Santo Inácio!
Pe. David Romero, SJ
Delegado para a Amazônia – PAAM dos Jesuítas do Brasil
Assista o vídeo da Mensagem Inaciana 2023: