Natal na Capela de Lourdes

A celebração de Natal ocorreu em Belém (PA) e festejou a chegada do Menino Jesus.
Missa das vésperas de Natal

No dia 24 de dezembro de 2022, às 19h, ocorreu, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Belém – Pará, a Solenidade da Vigília de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.  A Celebração foi presidida pelo Pe Adilson, SJ e concelebrada pelo Pe. Bruno Schizzerotto, SJ.

O Natal do Nosso Senhor Jesus inaugura um novo tempo e confirma o Deus conosco. Um acontecimento tão importante que a liturgia traz a cronologia da árvore genealógica de Jesus já no evangelho das vésperas. Na genealogia aparecem os patriarcas e reis do antigo testamento, e culmina com o rei Davi, o qual Deus cumpre a promessa que fez a ele: de sua linhagem se construirá um reino eterno.

 

Evangelho (Mt 1,1-25)

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Jobed, cuja mãe era Rute. Jobed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. [18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. 25E sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu ao menino o nome de Jesus.]

 

A celebração na Capela de Lourdes em sintonia com a liturgia do dia 24, contou com a participação de toda a comunidade presente e crianças da catequese com o Presépio Vivo. Momento de muita emoção e amor!

 

Confira as fotos:

Missa das Vésperas de Natal

Missa das Vésperas de Natal

Missa das Vésperas de Natal

Missa das vésperas de natal

Missa das Vésperas

Missa das vésperas de Natal

Missa das Vésperas de Natal

Missa das Vésperas de NATAL

Missa das vésperas de Natal

 

Missa das vésperas de Natal

 

Fonte: Pascom Capela de Lourdes

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Ana Lúcia Farias

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas