2ª Edição do Marco de Orientação da Promoção da Justiça Socioambiental

Com uma síntese histórica da presença jesuíta no Apostolado Social no Brasil.

Marco de Orientação da Promoção da Justiça Socioambiental

PALAVRA DO PROVINCIAL

É com gratidão e alegria que torno pública a segunda edição atualizada do Marco de Orientação da Promoção da Justiça Socioambiental em nossa Província.
A sua primeira edição foi em 2015 e trouxe frutos importantes para o fortalecimento dos trabalhos desta dimensão em nossas frentes apostólicas. A nova versão ampliada, além de estar enriquecida por uma síntese histórica da presença jesuíta no Apostolado Social no Brasil, atualiza significativamente o escopo conceitual, a partir da própria reflexão das equipes integrantes da Rede de Justiça Socioambiental, considerando neste sentido, sobretudo, as Preferências Apostólicas Universais e o novo Plano Apostólico da nossa Província.
A dimensão da Promoção da Justiça (social e ambiental) é parte essencial na Missão da Companhia de Jesus e teve importantes avanços nas últimas décadas em nível de Companhia Universal. Entre suas características, devemos destacar:
• Ela deve contribuir para a transformação das estruturas (Instrução sobre o Apostolado Social, 1949).
• É uma atividade de responsabilidade de todo Corpo Apostólico da Companhia (Congregação Geral 32).
• Deve estar orientada por uma concepção de Ecologia Integral e Teologia da Reconciliação (CG 34; 35; 36 e Orientações da Igreja, a partir do Papa Francisco).

Agradeço a todos e todas pelos esforços e avanços que foram conseguidos até o momento, tanto em termos de maior conhecimento e mapeamento de nossos limites e potencialidades, como, também, de melhores definições conceituais e, sobretudo, pelo excelente trabalho que vem sendo realizado para buscar uma grande articulação em rede.

Marco de Orientação da Promoção da Justiça Socioambiental

 

 

  • INFORMAÇÕES DE CONTATO

    Felipe Moura

    COMPARTILHAR

    Notícias Relacionadas