Noviços Jesuítas fazem experiência de imersão na realidade dos povos da Amazônia

Os noviços do segundo ano estão na Amazônia com o propósito de vivenciarem a realidade do povo, a sua cultura e suas expressões de fé.
Noviços na Amazônia

Ouça a matéria resumida: 

 

O noviciado Nossa Senhora das Graças da Província dos Jesuítas do Brasil enviou, na primeira semana de março, seis noviços em missão para uma experiência na Amazônia Paraense, na Arquidiocese de Santarém e na Diocese de Castanhal. Em dupla, eles passarão cerca de 40 dias imersos na realidade amazônica antes de voltarem para Feira de Santana (BA), onde está o noviciado da Companhia de Jesus 

Os noviços Guilherme Gutierres, Daniel Leonel, Vinícius Ramon Fank Brand, Victor Hugo Neres, Danilo Fernando Oliveira e Jeferson Nascimento Teixeira do segundo ano, estão na Amazônia com o propósito de vivenciarem a realidade do povo, a sua cultura e suas expressões de fé. Eles irão percorrer regiões distintas como: Santarém, Santa Maria, Prainha; e a Diocese de Castanhal. 

noviços na imersão amazônia

De acordo com o coordenador da Equipe Indigenista da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Vanildo Pereira, SJ, que acompanha a atividade, neste ano vocacional, a experiência da formação dos noviços ganha ainda mais importância por revelar o que é a missão de um jesuíta: vivenciar a mensagem do Evangelho junto aos mais diferentes povos e culturas. 

Ele afirma também que o intuito do tempo de experiência é para “fortalecer os laços e apoiar o trabalho apostólico na Amazônia, afinal, a região para nós desta Província, constitui uma das preferências apostólicas. Trata-se de estar e escutar a gente desses lugares, ver o jeito que eles vivem, comer o que eles comem, locomover-se nos meios que eles usam, de conhecer bem a realidade, para discernir o melhor modo de servir ao povo de Deus. Então o quanto antes, cada um dos jesuítas tiver este contato com a realidade, melhor poderá contribuir com o serviço e acompanhamento neste chão da Amazônia.”  

No terceiro ano vocacional da Igreja no Brasil que abraça o tema “Corações ardentes e pés a caminho”, os noviços mais uma vez entenderão na prática aquilo que diz ser o carisma fundado por Santo Inácio de Loyola: Vivenciar a mensagem do Evangelho junto aos mais diferentes povos e culturas. 

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas