Encontro da Rede de Solidariedade e Apostolado Indígena – RSAI

Na RSAI participam as províncias dos Jesuítas de México, Centroamérica, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Venezuela e Chile.
RSAI
Encontro da Rede da CPAL de Apostolado Indígena - RSAI
Foto: RSAI

Durante os dias 17 a 21 de outubro, a Rede CPAL de Solidariedade e Apostolado Indígena (RSAI) reuniu-se em Guamote, zona andina do Equador. Diferente do encontro passado, quando a atividade precisou ser realizada ainda no formato virtual em razão da pandemia da Covid-19, neste ano, a Rede reuniu as missionárias e missionários em um encontro presencial, de mística, análise de conjuntura e planejamento das ações para os próximos dois anos. O debate foi bastante rico e contou com a participação dos coordenadores regionais da Rede (Cone Sul, Região Andina, Amazônia, Mesoamérica e Centroamérica), membros da Equipe Permanente de Reflexão das Culturas e Religiões da América Latina (ERCRILA), representantes da Equipe Itinerante, da Pastoral Afro, irmãos e irmãs indígenas e representantes religiosos da Pastoral Indígena de Guamote.

Segundo o Pe. Vanildo Filho, SJ, coordenador da Equipe Indigenista da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), “foi um momento de reencontro com aqueles e aquelas com os quais compartilhamos a nossa missão, junto aos povos indígenas. Ocasião para retomar a esperança entre homens e mulheres de diversas regiões, missionárias e missionários, leigos/as e religiosos/as, que se articulam em torno de um serviço comum no âmbito da Rede CPAL de Solidariedade e Apostolado Indígena (RSAI), para prestar apoio e assessorias para as comunidades indígenas.”

Cada um dos participantes levou na bagagem e no seu coração as diferentes realidades de suas províncias, as dores que vivem os povos indígenas, as esperanças dos jovens, as preocupações dos mais velhos, os problemas que às vezes não têm resposta nem solução.

Sobre isso, o Jesuíta afirmou que no caso da Província do Brasil, vive-se tempos de incertezas, mas também há sopros, ares de esperança na missão indigenista. “Acreditamos que no amanhã os horizontes da justiça apontarão bons caminhos. Todavia há muitos traumas, dores, lamentos, violências incessante contra os povos indígenas. Eles estão entre aqueles que mais sofrem nestes tempos do império do ódio e destruição. Violentam seus corpos, suas casas de rezas, suas matas e terras. Não há dó, compaixão ou piedade por parte dos agressores. Invadem os territórios, destroem a natureza, contaminam as terras e as águas. Dilaceram as vidas e os modos de ser dos povos, porque estes são caracterizados como os desumanizados, aqueles que não servem ao capital, à produção e, portanto, são expostos à brutalidade do cotidiano. A antipolítica da desterritorialização serve para expropriar e aniquilar com a vida, devastam sem receios, porque tudo já foi previamente acertado com os governantes. Agem nos gabinetes de onde buscam desfazer direitos adquiridos. Para tanto, forjam teses como a do Marco Temporal da Constituição de 1988, uma aberração jurídica que visa eliminar garantias à terra, aos modos de ser de cada povo. Por fim, planejam a consolidação da barbárie com a perspectiva da integração dos indígenas à comunhão nacional.”

Encontro da Rede da CPAL de Apostolado Indígena - RSAI
Foto: RSAI

Apesar da imensa variedade metodológica e cronológica na realização  da missão indigenista entre os regionais que compõe a RSAI, todos os participantes sentiram estar caminhando numa grande sintonia, buscando com muita profundidade incentivar e fortalecer o compromisso dos membros da rede para uma melhor resposta ao apelo do Plano Apostólico Comum (PAC.2 da CPAL), da maneira mais honesta e generosa possível, mediante os recursos que lhes são disponíveis.

O novo coordenador eleito da RSAI, o chileno, Pe. Carlos Bresciane, SJ, reconheceu esse momento de encontro como oportunidade de aproximar e articular a missão.

Não só damos graças a Deus pelo imenso trabalho realizado, mas também nos sentimos desafiados pelo Senhor a continuar caminhando numa articulação cada vez maior de nossas ações como RSAI.”

Como encaminhamento do encontro, a coordenação da RSAI se comprometeu em reunir todas as contribuições dos participantes e elaborar uma proposta de Plano Operacional Apostólico para os próximos dois anos que permita caminhar, avaliar e planificar as ações.

“Concluímos o encontro com uma saudação afetuosa aos missionários de todas as províncias, aos companheiros (as) na missão em cada rincão do nosso continente, com os melhores votos para que possamos continuar no caminho que o Papa Francisco nos tem indicado como Igreja, em espírito de sinodalidade, comunhão, participação e missão”, relatou Pe. Vanildo Pereira.

 

Fonte: Coordenação da Equipe Indigenista da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), Pe. Vanildo Pereira, SJ.

  • INFORMAÇÕES DE CONTATO

    Felipe Moura

    COMPARTILHAR

    Notícias Relacionadas