Núcleo Apostólico Pará participa de Fórum Inter-religioso do G20

Evento em Belém (PA) reúne líderes religiosos, especialistas e diversas comunidades para discutir questões relacionadas à liberdade religiosa e aos direitos coletivos

Em Belém (PA), teve início nesta quinta-feira, 13 de junho, a Reunião do Fórum Inter-religioso do G20, com o tema “Povos Indígenas, Comunidades de Matriz Africana e Direitos Coletivos: Perspectivas sobre Liberdade Religiosa e as Prioridades da Presidência Brasileira do G20”. O evento reúne líderes religiosos, especialistas e representantes de diversas comunidades para discutir questões relacionadas à liberdade religiosa e aos direitos coletivos.

Pe. Valério Sartor, SJ, superior no Núcleo Apostólico Pará, e Juscelio Pantoja, coordenador do Centro Alternativo de Cultura (CAC), estão entre os participantes da reunião. Durante a mesa de abertura e nas sessões temáticas, foram discutidos tópicos como a situação da liberdade religiosa, a proteção de locais de culto, a educação intercultural e o papel das religiões no desenvolvimento sustentável e na proteção dos mais vulneráveis.

Na abertura do evento, foram destacados os desafios enfrentados pelas populações afro-brasileiras e indígenas, que, frequentemente, sofrem violações e intolerâncias. Foram apresentados cenários que evidenciam a necessidade de incluir essas pautas nas discussões futuras, pois, para essas comunidades, a luta vai além da liberdade religiosa, englobando também a preservação de seus territórios sagrados.

Juscelio Pantoja ressaltou: “Nossa participação é importante para o processo de escuta e conhecimento da caminhada das religiões existentes e presentes no Fórum. E para tomar ciência das lutas que são próprias de cada expressão de fé e depois assumir o compromisso de participar e colaborar com essas pautas a partir de nossas ações e missão, principalmente no que diz respeito à proteção e defesa do direito à crença e aos lugares de culto e ao cuidado da terra e dos vulneráveis.”

Fórum Inter-religioso do G20 (IF20)

Desde 2014, o IF20 tem reunido atores inspirados pelas agendas do G20, promovendo diálogo e análises para contribuir com o processo do G20. Durante a Presidência do Brasil, o foco está na ação urgente para socorrer as comunidades mais vulneráveis, abordando desafios como pobreza, desigualdade, discriminação, conflitos armados, migração, os efeitos da pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.

Os eventos do IF20 em 2023 e 2024 reunirão líderes profundamente engajados para discutir as dimensões religiosas dos debates globais e a agenda do G20, conforme proposta pelo governo brasileiro. A ênfase será na colaboração para enfrentar crises socioeconômicas e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), destacando ações concretas no contexto do G20.

A participação da Companhia de Jesus e de outras lideranças religiosas nesse fórum reflete um compromisso contínuo com a promoção da justiça, da paz e da proteção dos direitos humanos, fundamentais para a construção de um futuro mais justo e sustentável.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas