Papa Francisco celebra 10 anos de Pontificado  

Em 13 de março de 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido para suceder o papa Bento XVI. Ele se tornou o primeiro papa jesuíta e latino-americano a assumir o pontífice e o primeiro a escolher o nome Francisco.
Papa sauda indígenas

Papa cumprimenta em indígenas durante exortação em defesa da floresta / Agência Brasil

O argentino Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro Jesuíta da história a se tornar Papa e também o primeiro latino-americano em um pontificado. Ele foi eleito como sucessor de Bento XVI, no dia 13 de março de 2013, dez anos atrás. 

O Pontífice em sua primeira aparição aos fiéis antes de dar a sua benção, curvou-se e pediu ao povo que, em silêncio, orasse por ele primeiro. O gesto já apontava como seria o seu serviço à Igreja Católica Apostólica Romana: humilde e em sinodalidade. 

A escolha do seu nome papal, Francisco, foi inspirada em um dos santos da Igreja que nunca esquecia dos pobres e da Casa Comum: São Francisco de Assis. Neste horizonte, para assumir o cuidado com a região amazônica, o Papa Francisco nomeou Dom Leonardo Steiner, Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, como cardeal de Roma. Esse é o primeiro religioso da Amazônia a compor o Conselho Cardinalício do Vaticano, com o propósito de representar o olhar da igreja a partir da realidade dos povos amazônicos que enfrentam a pobreza e a indiferença humana.   

Além disso, o Pontífice publicou a exortação apostólica “Querida Amazônia” em defesa da floresta. De acordo com o documento, “Se o cuidado com pessoas e o cuidado com ecossistemas são inseparáveis, isto se torna especialmente importante em locais onde a floresta não é um recurso a ser explorado; ela é um ser, ou vários seres, com o qual temos que nos relacionar”. Ele também afirma que: “Os indígenas, quando permanecem nos seus territórios, são quem melhor os cuidam, desde que não se deixem enredar pelos cantos das sereias e pelas ofertas interesseiras de grupos de poder.” 

Perguntados sobre a relevância desses dez anos de pontificado do Papa Francisco para Igreja, padre Adelson Araújo do Santos e padre David Romero, falam a respeito.  

De acordo com o Pe. Adelson, professor de teologia espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o Papa está atento às diversas situações que a Igreja está inserida no mundo e busca colaborar com ela para que seja portadora da esperança e da alegria do evangelho e possa plenamente viver a cultura do encontro como Boa Nova. 

“A igreja tem muito o que celebrar esses dez anos de pontificado do Papa Francisco. Especialmente, a igreja da Amazônia, pela alegria de sermos contemplados pelo sínodo sobre a nossa região, uma inspiração do Espírito Santo que o Papa soube no discernimento assumir e convocar toda a igreja para direcionar para a região amazônica à atenção e a nossa preocupação de como podemos aumentar esta mensagem do evangelho. Que é uma mensagem que defende a vida, que defende o encontro de ir até os mais abandonados, como são os nossos irmãos das populações indígenas”, comentou ele. 

Para o Padre David Romero, Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia – uma das prioridades da Província dos Jesuítas do Brasil – o pontificado do Papa Francisco é de fundamental importância para a Igreja na região amazônica, pois ele se preocupa com o território, com seus povos e sua cultura e tem para ela quatro sonhos: “o sonho social, sonho cultural, sonho eclesial e o sonho ecológico, mostrando como nos guiar em projetos para nossa querida Amazônia.”   

O Papa Francisco também tem reescrito os capítulos da história da Igreja com a luta contra os abusos sexuais do qual nasceu o Motu próprio “Vos estis lux mundi”, que obrigava os clérigos e religiosos a denunciar tais abusos, e também escreve novas histórias. Entre essas, o apelo à conversão ecológica, de forma séria e responsável, a Igreja em saída, e o ardor por mudanças estruturais necessárias.  

Ao longo do tempo, diversas comunidades religiosas foram inspiradas pelas falas do Pontífice e semelhante a fiéis no mundo inteiro, os bispos da Amazônia e do Brasil como um todo e os Jesuítas celebraram a primeira década do pontificado do Papa Francisco neste último dia 13 de março de 2023.  

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas