Paróquia em Mato Grosso realiza Assembleia com discernimento inaciano

Conduzida pelo jesuíta Pe. Carlos Sérgio Viana, SJ, renovando o compromisso e vigor missionário, a iniciativa aconteceu na Paróquia São Cristóvão, em Campo Verde (MT)
Paróquia em Mato Grosso realiza Assembleia com discernimento inaciano

No último domingo, 04 de fevereiro, a Paróquia São Cristóvão, localizada em Campo Verde, no Mato Grosso, foi palco de uma assembleia paroquial marcante, guiada pelo Pe. Carlos Sérgio Viana, SJ. A iniciativa reuniu agentes de pastorais e membros da comunidade, proporcionando um espaço de reflexão e direcionamento para o futuro da comunidade no ano de 2024.

Pe. Carlos conduziu a assembleia por meio do processo inaciano de discernimento, enfatizando os três momentos importantes: VER, ILUMINAR E DISCERNIR PARA AGIR. Durante a reflexão inicial, baseada no Evangelho de João, ele destacou a desafiadora missão de evangelizar em tempos de resistência e oposição. A mensagem central ressaltou a necessidade de superar o comodismo e o cinismo, convidando a questionar a fé e cultivar a disposição para o encontro humano genuíno.

O jesuíta também explorou a vida missionária de Paulo, em que o foco esteve na animação do Espírito em cada comunidade, enfatizando o serviço carismático e a fidelidade ao projeto de Jesus.

Ao longo da assembleia, diversas narrativas foram abordadas, sempre guiadas pelo processo inaciano de discernimento. Pe. Carlos enfatizou: “O olhar da assembleia é para o todo da paróquia, a partir da identidade de cada grupo, pastoral ou movimento. O importante não é apenas tomar decisões, mas exercer o processo de escuta, oração, reflexão e dispor-se para ser Igreja nesse lugar e nesse tempo.”

Os resultados das assembleias dos últimos dois anos foram destacados  como muito positivos pelo jesuíta. “As pessoas participaram ativamente, expressando suas visões, rezando juntas, partilhando e apontando direções”, comentou Pe. Carlos.

O apoio fundamental do Pároco, Pe. Lidiomar Gonçalves do Santos, e do Vigário Paroquial, Pe. Padre Nériton Patrick, ambos da Diocese de Primavera do Leste e Paranatinga – MT,  foi ressaltado, pois estiveram presentes durante todo o processo, auxiliando na escuta e tomada de decisões.

A assembleia encerrou-se com um claro direcionamento para o futuro, impulsionando a Paróquia São Cristóvão a abraçar sua missão com renovado vigor e compromisso, consolidando a união da comunidade em busca de um caminho guiado pela fé e pelo serviço cristão.

Paróquia em Mato Grosso realiza Assembleia com discernimento inaciano
Foto: Pe. Carlos Sérgio Viana, SJ, com membros da Paróquia São Cristóvão, em Campo Verde (MT)

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas