HISTÓRIA
A Paróquia Santa Luzia foi fundada no dia 15 de setembro de 1985, na Zona Sul da periferia de Porto Velho – RO, pelo arcebispo D. José Martins da Silva. A área, inicialmente, era um assentamento que abrigava em torno de 400 famílias. No período inicial, o maior objetivo paroquial era atender o povo dos quatros bairros em formação na cidade que se expandiram por meio destes assentamentos e apresentavam necessidades em relação à sacramentos e serviços, principalmente no que diz respeito às pastorais de Batismo, Dízimo, Catequese e alguns outros serviços assistenciais. Além disso, a estrutura da igreja mudou ao longo dos anos, o que era um barraco de palha, com muito esforço de homens e mulheres cristãos, passou a ganhar um espaço maior cimentado e mais seguro aos fiéis. Atualmente, a paróquia é formada por oito comunidades: Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora dos Migrantes, Santa Terezinha e São Francisco de Assis. Ela está confiada à Companhia de Jesus desde 1989.
- Missão: Ser casa acolhedora, levando o cristão ao encontro com a pessoa de Jesus Cristo, principalmente, por meio da meditação da palavra, da vivência sacramental e do alimento Eucarístico, impulsionando também a prática de uma espiritualidade missionária e profética.
- Visão: Ser vista como uma igreja que colabora para a vivência de uma fé cristã encarnada e uma espiritualidade contagiante.
- Valores: Humanismo cristão, aceitação fraterna das pessoas, exercício do diálogo, valorização da vida, caridade, solidariedade, compaixão, Amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito, carinho e fortalecimento da fé.
- Beneficiários diretos e Indiretos: Crianças, jovens, adultos, idosos e doentes das comunidades abrangidas pela Paróquia e, indiretamente, outros fiéis do povo em geral.
ATUAÇÃO
- Pastoral familiar
- Batismo
- Dízimo
- Catequese
- Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – Integrando projetos de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, na distribuição e acompanhamento de famílias menos favorecidas com distribuição de cestas básicas e visita aos doentes.
REDES DE COLABORAÇÃO
- Arquidiocese de Porto Velho (Paroquiais e Comunitárias)
- Rádio Caiari FM
- Rede Diakonia
- Rede Inaciana de Espiritualidade (Rede Servir).
MURAL DE FOTOS