Ouça a matéria:
No espírito do mês missionário, celebrado pela Igreja Católica em outubro, a paróquia Santa Luzia, localizada em Porto Velho (RO), confiada à Companhia de Jesus, embarcou em uma missão inspiradora de testemunhar a fé e a vida na Amazônia. O Papa Francisco, em sua chamada à Igreja, convida à ação missionária e à proximidade com a comunidade, uma mensagem que a paróquia abraçou com entusiasmo. A atividade faz parte das comemorações em preparação ao Centenário da Arquidiocese de Porto Velho.
Com a missão de ser uma “Igreja em saída”, conforme preconizado pelo Papa Francisco em sua visão de uma Igreja sinodal, que caminha junto com o povo, durante três dias membros da paróquia partiram para visitar comunidades locais em prol da evangelização.
A ação envolveu a escuta ativa da população. As equipes se dedicaram a compreender os desafios enfrentados pelos habitantes locais, seja em relação à espiritualidade, à saúde, à educação e às questões sociais.
Além de focar na comunidade católica, a paróquia também se dedicou a ouvir e entender as necessidades de pessoas de diferentes crenças, demonstrando a abertura da igreja para o diálogo inter-religioso e sua busca por unir as comunidades em torno de valores compartilhados.
Carlos Venâncio, que participou como um dos missionários da paróquia Santa Luzia, diz que a missão é impulsionada pela crença de que o Espírito Santo os capacita para serem uma boa notícia de solidariedade e esperança para todas as pessoas e famílias visitadas: “Estivemos presentes na comunidade São Francisco de Assis e as pessoas ficaram muito admiradas com a presença da igreja católica visitando casa por casa, ouvindo os irmãos cristãos e encontrando aqueles que se afastaram a um bom tempo”. E conclui dizendo que “essa abordagem reflete a mensagem do Papa Francisco e fortalece o compromisso da Igreja em servir a sociedade e testemunhar a fé no coração da Amazônia.”
Para Edileusa Cardoso Cruz, que também faz parte da equipe, a ação enfatiza a identidade da paróquia como uma Igreja missionária e uma comunidade de discípulos da Boa Nova de Jesus Cristo: “Foi muito bom ver a comunidade envolvida… Diversos jovens e pessoas de outras crenças interessadas em nossa missão, isso me tocou. Pois mostra como se faz necessária a escuta, o católico sair em missão e ver a realidade da comunidade.”
Fabiane dos Santos Lima, que pertence a comunidade Nossa Senhora da Conceição, ressalta a importância dos últimos três meses de atividades, lembrando a preparação ao centenário da igreja local de Porto Velho: “Penso que depois dessa ação, todos passam a ter um novo olhar a respeito dessa saída que o Papa Francisco tanto nos pede. Ir ao encontro dessas pessoas foi uma experiência enriquecedora e que Deus nos ajude nessa caminhada de evangelização.”
A ação missionária da paróquia Santa Luzia em Porto Velho é um exemplo inspirador de como a fé pode ser vivenciada de maneira prática e solidária, buscando atender às necessidades das comunidades e unir pessoas de diferentes crenças em prol de um bem comum.
Fotos: Pascom Santa Luzia