Com o tema “Renascimento no processo de aprendizagem Intercultural e Social”, a Pastoral Universitária de Roraima (PU – RR) irá acolher, no dia 22 de junho, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), estudantes universitários de diversas instituições de ensino superior para a realização do 1º Encontro de estudantes internacionais e migrantes. A atividade propõe um dia de formação, relatos de experiência de pesquisa e trabalho de conclusão de curso, além de relatos de vivências.
O encontro faz parte da programação da Semana do Migrante 2023. Este ano, a 38ª Semana do Migrante acontecerá entre os dias 18 e 25 de junho, que em consonância com a Campanha da Fraternidade, traz como tema a Migração e Soberania Alimentar e lema a “Pátria é a Terra que lhe dá o pão”, frase de São João Batista Scalabrini.
Para a realização do encontro em junho, a primeira reunião de articulação ocorreu no dia 24 de abril e contou com a participação do assessor da Pastoral Universitária de Roraima, Pe. Silas Silva, SJ, e representantes da Coordenadoria de Relações Internacionais (UFRR-Crint). Na ocasião, o intuito foi a troca de experiências interculturais e a consolidação de parceiros para a realização da atividade.
Na última reunião, ocorrida no dia 04 deste mês, os representantes definiram outros parceiros e a programação do encontro. Uma terceira reunião está prevista para acontecer ainda em maio.
Semana Nacional do Migrante
A Semana do Migrante é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes e acontece todos os anos, em todo o Brasil. O Dia do Migrante foi determinado em 1969 pelo Papa Paulo VI, com orientação para que cada conferência episcopal de cada país escolhesse sua data a ser celebrada. No Brasil, em abril de 1979, por determinação da 17ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a data proposta foi o dia 25 de junho. No ano seguinte, em 1980, os bispos escolheram para lema da Campanha da Fraternidade, a frase “Para onde Vais” para dinamizar a ação pastoral da Igreja Católica do Brasil junto aos migrantes.
A Semana do Migrante também foi aprovada como projeto de Lei 473/20 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado. O período é um momento forte de conscientização e de acolhida ao migrante.
Quer saber mais sobre a Semana do Migrante?
Fonte: Pe. Silas Silva, Assessor da PU.