Pentecostes nas obras da Companhia de Jesus na Amazônia

No último domingo (28), a Igreja Católica celebrou pentecostes. As obras da Companhia de Jesus na Amazônia participaram da solenidade.
Pentecostes AMSMC

“Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu” (Lc 24,49). O trecho bíblico impulsionou a grande celebração da solenidade de pentecostes na Igreja Católica do mundo todo que ocorreu nesse último domingo (28). Após 50 dias da festa da Páscoa, os cristãos celebram a realização dessa promessa, o envio do Paráclito, o consolador, o Espírito Santo. Em alguns Núcleos Apostólicos da Companhia de Jesus na Amazônia, o momento propiciou vigílias, missas e encontro das Igrejas locais.

Amazonas

No Amazonas, os fiéis da Área Missionária Santa Margarida de Cortona (AMSMC), em Manaus, iniciaram a programação no sábado (27), com celebrações de pentecostes nas comunidades e em atividades pela unidade dos cristãos. Atividades essas, promovidas pelo Conselho Comunitário de líderes cristãos do bairro Alfredo Nascimento, local onde está a obra confiada à Companhia. Na ocasião, foi realizada uma caminhada com pausas reflexivas em frente às Igrejas e escolas. Já é o sétimo ano do evento ecumênico.

De acordo com o Pe. Alex Palmer, SJ, pároco da AMSMC, “cada parada com oração foi conduzida por alguma liderança. Na parada em frente à Igreja católica de Santa Margarida de Cortona, a palavra foi dada a mim, e aproveitei a ocasião para falar da semana do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. O bairro completou 25 anos. Após a caminhada houve momento de louvor, pregação e sorteios de brindes, com significativa participação dos moradores.

No domingo (28), foi realizada uma missa pela manhã na Área Missionária, com boa participação dos fiéis. À tarde, segundo Pe. Alex, “o convite era para todos participarmos da Festa de Pentecostes como Arquidiocese de Manaus. Alguns ônibus foram contratados para transportarem comunitários que foram participar, bem como ministros e coroinhas que atuaram durante a missa. Nossa Área Missionária, por pertencer ao Setor Dom Luiz, ficou encarregada de destacar 45 pessoas para ajudarem com a coleta. Foi um trabalho preparado com bastante antecedência e zelo, acredito que muito gratificante apesar do calor intenso que todos encaramos na tarde de ontem”, comentou o Jesuíta. A celebração solene aconteceu no sambódromo.

Roraima

Em Roraima, a celebração de pentecostes aconteceu no domingo de manhã, na Paróquia de São Sebastião, em Bonfim, onde os Jesuítas atuam; e junto com a Igreja local da Diocese, os religiosos e os fiéis leigos participaram também da celebração no Ginásio Esportivo Hélio Campos. No local houve apresentações culturais dos indígenas Macuxi, Pastoral do Migrante, Pastoral da Juventude e outros movimentos.

O Pe. Silas Silva, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico de Roraima, comentou que a Festa de Pentecostes “teve muita gente, teve muita presença da Igreja, dos movimentos, das pastorais, e também celebrou os 70 anos da presença dos missionários e missionárias da Consolata. Além disso, teve distribuição de pão, manifestando o desejo da Igreja para que cada pessoa, cada família também pudesse partilhar o que tem com os mais necessitados”. A celebração foi presidida por Dom Evaristo Spengler, novo bispo da Diocese, em sua primeira celebração solene do pentecostes.

Para Dom Evaristo, para viver bem o pentecostes “é preciso reconhecer a presença de Jesus”, além de ser necessário estarmos “unidos no mesmo Espírito” para que Ele “nos conduza em missão na unidade.”

Pará

No Pará, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em Belém, realizou um tríduo de 24 a 26 de maio, preparando a comunidade para sentir com a Igreja o grande fogo do Espírito na vigília de pentecostes promovida pela Arquidiocese de Belém. O grande evento foi realizado no Centro Arquitetônico de Nazaré, no dia 27, com a presença dos devotos de Lourdes e da comunidade religiosa dos Jesuítas. Na vigília, ocorreu também o show musical da Comunidade Católica Shalom. A celebração solene continuou no domingo (28), com missa na Capela.

Rondônia

Em Rondônia, na Paróquia Santa Luzia, localizada em Porto Velho, houve uma missa comunitária na manhã do domingo de pentecostes. Mas, o pároco, Pe. Roque Follmann, SJ, reforçou a importância da participação dos fiéis também na celebração Solene da Arquidiocese que unia dois Regionais, à tarde. Embora, ele não tenha participado por motivos que envolveram os cuidados com a saúde, disponibilizou ônibus fretados para levar os paroquianos até o destino do grande encontro, na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré. A celebração propôs o tema de reflexão: Igreja, Vocação e Missão – Enchei-vos do Espírito. Sete velas foram acesas  no local, simbolizando os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Acre

No Acre, a festa de pentecostes começou cedo. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Assis Brasil, propôs um almoço familiar comunitário. Essa atividade fez parte das comemorações da padroeira, que tem seu ofício para o próximo dia 31, mas também foi motivo de estar como Igreja alegre celebrando o Espírito Santo. Na oportunidade, foi realizada novena e missa solene na Igreja Matriz e nas comunidades Paz e Bem, Menino Jesus e Nossa Senhora de Guadalupe. De acordo com Edmilson Lopes Junior, agente pastoral da Cáritas, “a missa foi participativa e motivadora para renovar as ações missionárias na tríplice fronteira.”

 

 

GALERIA DE FOTOS

Fontes: Pascom Paroquais, Arquidiocese de Belém, Diocese de Roraima, Jesuítas.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas