Posse do Pe. Alex Palmer, SJ, como pároco acontece em Manaus

A posse do Pe. Alex Palmer como pároco da Área Missionária Santa Margarida de Cortona teve a presença do Provincial dos Jesuítas do Brasil.
Posse de Pároco do Pe. Alex Palmer

Na noite do dia 14 de dezembro, na Área Missionária Santa Margarida de Cortona, pertencente a região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes da Arquidiocese de Manaus, aconteceu a Cerimônia de Posse do Novo Pároco, Pe. Alex Palmer Sampaio Ribeiro, SJ.  A missa foi presidida por Dom Edimilson Tadeu Canavarros dos Santos.

Além do bispo auxiliar, fizeram parte do corpo eclesial presente no altar da celebração: Pe. Miecsyslaw Smyda, SJ, Provincial dos Jesuítas no Brasil; Pe. David Romero, SJ, Delegado para Preferência Apostólica Amazônia; Pe. Inácio Luiz Rhoden, SJ, (último pároco da Área Missionária que faz a transição com Pe. Alex); Pe. Sandoval Rocha, SJ; Pe. Pablo Mora, SJ; Frei Gino Alberati, frade capuchinho que ajudou a construir a comunidade de fé; e o diácono permanente Edison Ferreira Edinho.

Posse de Pároco do Pe. Alex PalmerA missa marcada para às 19h, iniciou com a  igreja da Santa Margarida de Cortona repleta de fiéis e com a procissão de entrada conduzida pelos agentes pastorais que carregavam os estandartes dos santos patronos das cinco comunidades pertencentes à Área Missionária como sinal de acolhida de todas ao novo pároco.

Na abertura do rito de posse foi realizada a leitura da Provisão de nomeação da Arquidiocese ao Pe. Alex e o juramento de fidelidade do novo pároco às verdades da fé da Igreja Universal e particular, além da fidelidade a seu ofício.

Durante a homilia, Dom Tadeu fez uma reflexão baseada no evangelho do dia que se referia à dúvida de João Batista em relação a Jesus ser o Messias. No episódio bíblico, João Batista estava preso e pediu aos seus discípulos que fosse até Jesus lhe perguntar: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Para o bispo auxiliar, João Batista está rendido a Cristo e deu testemunho dele com a própria vida.

“João Batista é a imagem do homem e da mulher que crer, que caminha na paciência e que está sempre disponível a reformular as suas expectativas para o imprevisível estilo da vinda de Deus. Assim, vai aprofundando a sua esperança até o supremo testemunho do sangue… Nós sabemos como é o fim, a morte de João Batista.  João, ensina-nos que mesmo a fé mais forte e sincera pode coexistir com a dúvida e que a maneira de vencer essa dúvida é a nossa vida de oração, renunciando a pôr em causa a promessa de Deus e revendo os nosso modos limitados de ver essa mesma promessa, de esperar a sua realização e assim encontramos a paz”, comentou Dom Tadeu.

Posse de Pároco do Pe. Alex PalmerApós a homilia, Pe. Alex, diante do Bispo Auxiliar, fez sua profissão de fé e renovou as promessas sacerdotais. Em seguida, Dom Tadeu entregou a ele alguns símbolos do ministério como pároco, a saber: cálice e a hóstia, paramentos litúrgicos do batismo, estola, chave do sacrário e os santos óleos. Dom Tadeu, por meio dos símbolos, pede que a “Eucaristia seja o centro da ação pastoral e de toda a vida da paróquia”, “que a vida divina recebida no batismo cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis”. E, ainda lembra que “a administração do sacramento da penitência deve ser considerada como ação privilegiada na atuação pastoral” e “que a eucaristia no sacramento especial, no sacramento primordial, juntamente com a cura daqueles que estão enfermos” possa tornar o jesuíta sempre sinal da presença de Deus a cada pessoa que encontrar no seu ministério como pároco, expressou o bispo auxiliar. Ao final desse momento, todos os sacerdotes que concelebravam deram um abraço da paz no padre Alex, assim como também recebeu o abraço dos representantes das comunidades.

Os paroquianos no encerramento da celebração deixaram uma mensagem de acolhida, proferindo votos de que à frente da missão ele seja presença amorosa e solidária com as famílias da área missionária e com as comunidades assuma o compromisso de ser uma igreja sinodal.

Em seu agradecimento, o novo pároco, saudou os que puderam estar presente e àqueles que rezaram por ele e falou um pouco sobre a missão que acaba de assumir. “Ser pároco para mim é a realização de uma parte importante do ser presbítero. A mim me é dado um povo a quem desejo ser fiel como seu pastor e pai espiritual no amar e servir sob a inspiração da Santo Inácio de Loyola e de todos os santos de minha ordem religiosa. Quero, por fim, levar a plenitude o lema de minha ordenação presbiteral, ocorrida há dois anos nesta mesma cidade, que dizia: estou no meio de vós como aquele que serve”, afirmou Pe. Alex.

Assim, foi assinada a ata de posse no dia 14 de dezembro por Dom Tadeu, Pe. Alex e duas testemunhas, que na oportunidade se tratavam do Pe. Smyda e do Pe. Inácio.

 

Fotos: Secretaria da Área Missionária Santa Margarida de Cortona.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas