REIBA busca pessoas voluntárias para o projeto de educação com os povos indígenas

Um projeto sociocultural – educativo de, no mínimo, dois anos, que o voluntário (a) vive uma experiência de inserção em um dos sete países da Pan-Amazônia onde a REIBA atua.
REIBA - Campanha de Voluntariado

A Rede de Educação Intercultural e Bilíngue Amazônica (REIBA), projeto integrado a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), lançou, neste início de maio, sua Campanha de Voluntariado. O objetivo é atrair pessoas leigas e religiosos (as) interessados em compor a rede de educação indígena da Igreja da Amazônia.

A REIBA é uma iniciativa que nasce e se nutre do processo do Sínodo para a Amazônia (2019), confirmada nos sonhos do Papa Francisco em “Querida Amazônia”, e refere-se ao serviço de educação com os povos originário nas escolas iniciais, primárias e secundárias. É uma articulação de propostas educativas que tem a intenção de responder às necessidades das comunidades indígenas, respeitando, valorizando e integrando a identidade cultural de cada etnia e língua falada. Além disso, a REIBA colabora na coordenação e fortalecimento das propostas de educação intercultural e bilíngue dos Vicariatos e Dioceses da Pan-Amazônia.

Neste sentido, o Voluntariado REIBA é uma importante ação para implementar as conclusões sinodais pelo apoio a uma educação incidente, contextualizada na região e inculturada. Um trabalho que é estruturado e potencializado coletivamente com os povos indígenas, congregações religiosas e professores escolares das comunidades de inserção do projeto.

Para o voluntariado é recomendado ter idade entre 23 e 55 anos e disponibilidade para uma inserção sociocultural – educativa por 2 anos, no mínimo, em um dos 7 países onde a REIBA já possui atuação (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela). Os interessados na proposta serão iniciados numa língua indígena e o ofício da pessoa voluntária tem como princípio apoiar uma educação em ecologia integral.

Aos que desejarem fazer parte desta grande rede devem manifestar interesse pessoal ou institucional de adesão à proposta e entrar em contato com o coordenador da REIBA, Pe. Pablo Mora, SJ, desde já. O Programa de Formação para novos voluntários acontecerá de agosto a dezembro ainda deste ano (2022) e o envio para a missão está previsto para acontecer de fevereiro a março de 2023.

 

Informações e Adesões:

Pe. Pablo Mora, SJ

[email protected]

+55 92 99458-5306

 

Cecília Barcena

[email protected]

+55 92 9477-2706

 

ASSISTA AO VÍDEO DO ESCRITÓRIO DA REIBA SOBRE A CAMPANHA DE VOLUNTARIADO

Fonte: Escritório REIBA

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Ana Lúcia Farias

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas

NEWSLETTER

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por

NEWSLETTER

© Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por