Roda de Conversa: Saúde mental e convivência grupal

Roda de Conversa: Saúde mental e convivência grupal
  • Sem Categoria

O ser humano é naturalmente socializável. Contudo, cada pessoa vai criando formas singulares de se socializar e conviver com os demais. Têm pessoas que nascem com uma facilidade incrível de socialização, contudo, outras têm mais dificuldades.

Nosso primeiro espaço de socialização é a família e o segundo à escola. Nesses dois espaços passamos grande parte da nossa existência. Porém no decorrer da nossa vida aparecem vários espaços grupais de vivência e socialização, uns geram mais vida e outros situações de sofrimento, conflito e violência. Precisamos discernir os espaços que geram vida e os espaços que impedem a vida florescer.

Sabemos também que a vivência grupal é um desafio, porque os grupos são formados por diversos tipos de pessoas, com seu modo de ser, sua cultura, desejos, dons e fragilidades, mas também é um espaço privilegiado de socialização, de aprendizado mútuo, de apoio nos momentos difíceis da vida, além de ajudar a ressignificar nossa existência e a amadurecer para uma vida mais feliz.

A roda de conversa sobre Saúde mental e vivência grupal tem como objetivo gerar um espaço de reflexão sobre a importância de estamos em espaços grupais que favoreçam o crescimento e amadurecido das pessoas, e consequentemente saúde mental e melhor qualidade de vida.

A Pastoral Universitária e o Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteira (PPGSOF), da Universidade Federal de Roraima, estão comprometidos em criar espaços que desenvolvam a sociabilidade, aprendizado mútuo e formação de redes de apoio, criando espaços de acolhimento, de vínculo e que, na medida do possível, possam dar ferramentas para que as pessoas possam encontrar as respostas para os seus desafios existenciais.

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas