Sares realiza encontro estratégico para discernir missão na Amazônia

O evento destacou a sinodalidade da missão, enfatizando a colaboração na concepção e execução de iniciativas em resposta aos desafios socioambientais na região amazônica.
Sares realiza encontro estratégico para discernir missão na Amazônia

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) realizou, em Manaus (AM), um encontro de escuta e diagnóstico em vista do discernimento da missão do centro social para os próximos cinco anos.

Em um primeiro momento, o Pe. David Romero, SJ, então delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (PAAM), expôs a perspectiva de trabalho da Companhia de Jesus a partir da PAAM e o Pe. Adriano Hanh, SJ, coordenador do Sares, apresentou a linha de atuação do Sares dos últimos sete anos.

Sares realiza encontro estratégico para discernir missão na Amazônia

Mais tarde, o secretário de justiça socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Jean Fábio, SJ, apresentou o Sares desde uma compreensão mais universal, a partir de alguns documentos e de planejamentos apostólicos e estratégicos da Companhia de Jesus. Na ocasião, também foi apresentado o diagnóstico inicial do Sares alinhado ao seu planejamento estratégico que está em processo de construção.

As instituições convidadas em nível local, regional e mais globalmente, partilharam sobre o contexto e os desafios comuns da região amazônica, além de sinalizar ao Sares como enxergam o papel da obra diante dos apelos socioambientais e do trabalho em rede.

Sares realiza encontro estratégico para discernir missão na Amazônia

Como resultado desse momento de escuta, três eixos de perspectivas de trabalho foram sugeridos à instituição: formação – reflexão –pesquisa, povos originários e urbanidades, comunicação estratégica – sustentabilidade – incidência.

Durante o encontro, o reitor da PUC – Rio, Pe. Anderson Pedroso, SJ, também apresentou o projeto Amazonizar de pesquisa e ensino sobre temas e desafios da região.

“O encontro foi uma oportunidade única de praticar a sinodalidade da missão que vivemos, ou seja, conceber, planejar e executar juntos, de braços dados”, salientou o diretor do Sares, Pe. Sílvio Marques, SJ.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

ascom

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas