Regional Norte 1 da CNBB realiza seminário de enfrentamento às violências: abusos, exploração sexual e tráfico humano

A PAAM junto com a Arquidiocese de Manaus, Dioceses e prelazias do Amazonas e Roraima buscam fortalecer a rede de proteção do regional.
Regional Norte 1 da CNBB
Regional Norte 1 da CNBB
Foto: Osnilda Lima

Entre os dias 15 e 17 de junho, no Centro de Treinamento Maromba, o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB realizou seminário com o tema: A força do cuidado no enfrentamento às violências do abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas. O objetivo era a capacitação de multiplicadores para atuarem no enfrentamento a essas violências, principalmente com foco na proteção de crianças, adolescentes, mulheres e migrantes. Além disso, buscava fortalecer a rede de proteção na tessitura do cuidado com a vida nos diversos espaços de missão.

O momento formativo reuniu lideranças das nove dioceses e prelazias que fazem parte do regional, como: os agentes de pastoral, padres, irmãs e irmãos religiosos em missão na Amazônia e outros representantes dos organismos e redes da Igreja com atuação no Amazonas e Roraima. A Companhia de Jesus esteve presente no evento com Gabriel Vilardi, SJ, da Equipe Indigenista e Ana Lúcia Farias do Escritório de Comunicação na Amazônia e do grupo de articulação ao enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes da PAAM.

No primeiro dia (17), os participantes foram convidados ao autocuidado em uma dinâmica de memória, reflexão e partilha das violências pelas quais já foram atingidos. “O autocuidado é fundamental para um cuidado coletivo, eles se entrelaçam”, disse Maria Aparecida Fernandes (Irmã Cidinha) no momento da motivação que conduziu.

No dia seguinte (18), a Irmã Eurides Alves de Oliveira, membro da Comissão Episcopal Pastoral de Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB, apresentou um panorama sobre a situação do Tráfico de pessoas, as estruturas geradoras das violências, dados estatísticos das vulnerabilidades na Amazônia e incentivou a todos a um compromisso nessa frente de luta. Segundo ela, “enfrentar o tráfico de pessoas é um compromisso pastoral, um dever social, uma prática e uma opção política. ”

No último dia do seminário (20), a Arquidiocese de Manaus, dioceses, prelazias e demais organismos do regional que participaram do evento propuseram linhas de ações e estratégias para o enfrentamento das violências de abuso, exploração sexual e tráfico humano a serem realizados a partir de cada realidade no âmbito da região amazônica.

No encontro também estiveram presentes acompanhando a caminhada do povo, Dom Tadeu Canavarros (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus), Dom José Altevir da Silva (Bispo da Prelazia de Tefé) e Dom Edson Taschetto Damian (Bispo de São Gabriel da Cachoeira e Presidente do Regional Norte 1).

  • INFORMAÇÕES DE CONTATO

    Ana Lúcia Farias

    COMPARTILHAR

    Notícias Relacionadas

    NEWSLETTER

    NEWSLETTER

    © Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por

    NEWSLETTER

    © Copyright Jesuítas Brasil – Preferência Apostólica Amazônia. Feito com por