O Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB em parceria com outras entidades realizou seminário sobre o Caderno Encantar a Política. O evento aconteceu no Centro Cultural de Brasília no último sábado (13), de forma híbrida. Participaram de maneira presencial 80 representantes das pastorais, serviços, movimentos dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, além de representantes de outras Igrejas Cristãs.
Daniel Seidel iniciou o seminário falando do objetivo da construção desse projeto “que retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco, Laudato Si e Fratelli Tutti, e da Exortação Apostólica Pós-sinodal Alegria do Evangelho, que tratam a Política como decorrência ética do mandamento do amor”, afirmou. O caderno esta dividido em cinco partes que são: a universalidade do amor cristão, a amizade social e ética política, as grandes causas do Evangelho, a parábola do Bom Samaritano e eleições e democracia.
Pedro Ribeiro, um dos autores do caderno, apresentou o contexto político atual do país baseado na visão de Wendy Brown, no livro “Nas ruínas do Neoliberalismo”. Segundo o escrito, diante de diversas crises econômicas, políticas, sociais é necessário propor um projeto que faça as pessoas voltarem a gostar de discutir políticas, de se reinventarem e de esperançar, ou seja, de se encantar com a política. Ao fim do seminário muitos compromissos foram assumidos, entre eles o acordo de que cada Diocese fique responsável por multiplicar a formação da cartilha, e assim fazer com que o caderno possa conquistar mais assessores.
O material impresso será distribuído nos regionais da CNBB. Encontre a versão online aqui.
Fonte: Comissão de Comunicação do CNLB