De 08 a 10 de setembro, representantes de oito obras e movimentos da Rede Servir, juntamente com o Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, Pe. Laércio Lima, SJ, se reuniram na Casa Santo Inácio, Campinas (SP), com o propósito de consolidar sua missão em rede, avaliar o progresso até o momento e planejar as atividades para o próximo ano. O Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES Manaus) esteve presente.
O objetivo dessa rede é animar e promover a experiência transformadora da fé, por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, nas suas diversas modalidades. Ela é formada pelos Centros Loyola, Sies, grupos de núcleos Inacianos e outros.
Participaram do encontro: Fátima Barbuto, responsável pela formação dos Núcleos Inacianos; Lucimara Trevisan, do Centro Loyola de Belo Horizonte; Maria das Dores Carvalho, do Centro Loyola Goiânia e responsável pela condução da reunião; Márcio Fernandes Conceição, do SIES Manaus; Walter Salles, editor da Revista Itaici e da Casa Santo Inácio, além de ser responsável pela captação de recursos; Wêdja Domingues, secretária da Rede Servir e encarregada da comunicação; e Zuleica Mitoso, do SIES Fortaleza.
Márcio Fernandes Conceição, do SIES Manaus, ressaltou a importância desses três dias de escuta e discernimento, para continuar a caminhada, apontando melhores caminhos na mesma missão: “Este encontro foi muito importante, primeiro para fazermos uma avaliação da nossa missão como equipe e de toda rede servir, depois para nos alinharmos como família e através da oração, reflexão, discernimento pessoal e comunitário, perceber o objetivo de nossa missão, clarear pontos a serem feitos, fazer pontes e unidades entre todas as obras, sempre procurando em conjunto com todos construir o reino de Deus”, concluiu.
O encontro foi permeado por momentos de oração pessoal seguidos de partilha, próprios da espiritualidade inaciana, como explicou Zuleica Mitoso: “Sempre que planejamos, precisamos discernir a missão e abrir nossas mentes e corações à ação do Espírito”.
Durante o evento, foram refletidas questões sobre Como estou como pessoa? considerando suas experiências nos Exercícios Espirituais (EE), o chamado de Deus para a missão e a parábola dos talentos à luz do Plano Estratégico da Província BRA, respondendo à pergunta: Minha obra está sendo uma Boa Notícia para quem?
O grupo explorou diferentes aspectos da missão da Rede Servir a fim de criar um plano para 2024, começando com o foco na comunicação, levantando dados estatísticos e orientações para melhorar o uso do Portal e do Instagram da Rede Servir, com a colaboração de consulta da Comunicação do Brasil.
No esforço de fortalecer a rede e a identidade, foi desenvolvida uma agenda comum para 2024, com ênfase na formação na Espiritualidade Inaciana para as obras e um plano de captação de recursos visando à sustentabilidade das atividades.