SIES/Manaus realiza mais uma etapa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Participantes se dedicam à segunda etapa do retiro promovendo discernimento e reflexão sobre a vida de Jesus e o Reino de Deus

O Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) de Manaus, em parceria com a Casa de Retiros Irmão Vicente Cañas, promoveu a segunda etapa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola entre os dias 14 e 16 de junho. O retiro reuniu 20 participantes, sob a orientação do Pe. Paulino Martins, SJ, e com a colaboração de Telma Amaral e Márcio Fernandes.

Enquanto na primeira etapa, realizada em março de 2024, onde os participantes meditaram sobre o Princípio e Fundamento e o amor misericordioso de Deus, na segunda etapa, eles se voltaram a temas como o Reino de Deus, a oração das duas bandeiras e a vida oculta de Jesus. 

Márcio Fernandes, coordenador do SIES/Manaus, destacou a profundidade das reflexões e o crescimento espiritual dos participantes. “Foi um momento único de reflexão sobre a vida de Jesus, o reino de Deus, seu seguimento e a vida dos exercitantes. Observar nas partilhas de cada um o seu crescimento e o caminhar pelos Exercícios Espirituais é algo gratificante. É emocionante ver como os exercitantes vão realizando em seu próprio caminhar a proposta de oração e reflexão deixadas por Santo Inácio de Loyola e quantas coisas ricas vão sendo descobertas no processo”, afirmou.

Os exercitantes também experimentaram momentos frutuosos de discernimento e conversa com o Rei Eterno, nosso Senhor Jesus, refletindo sobre o caminho de serviço e amor, especialmente pelos pobres e sofredores. Carla Batista, uma das participantes, expressou seus sentimentos de consolação: “Sou muito grata a Deus, aos acompanhantes e a todos que colaboraram para esse retiro acontecer. Foi e está sendo maravilhoso os Exercícios Espirituais na minha vida. Fico imensamente feliz pela vida de cada um que, de um jeito ou de outro, já faz parte da minha vida”.

Outro testemunho veio de Carla Torquato, que descreveu o retiro como um divisor de águas em sua vida: “O retiro Inaciano foi um divisor de águas no meu modo de ver e pensar o Cristo e a minha relação com Deus. Escrever isso é fácil, mas senti-las de verdade e perceber como tudo começa a se encaixar na cabeça é outra coisa. Gratidão”. Ana Lúcia também expressou seu agradecimento: “Gratidão à equipe do SIES por nos proporcionar mais esta etapa de nossa jornada espiritual, e à Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas por manter sempre um espaço acolhedor que ajuda nos Exercícios Espirituais”.

O grupo agora se prepara para a terceira etapa, programada para os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2024. Nesta fase, sob a orientação de Ir. Maria Couto, da congressão Missionárias do Santo nome de Maria, será concluída a segunda semana e iniciada a terceira semana dos Exercícios, que trata da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Felipe Moura

COMPARTILHAR

Notícias Relacionadas